Yellow Sounds #23 – New York Dolls (1973)

Um olhar sobre a série Vinyl traz à Yellow Sounds os reis do glam punk.

capa ny dolls

A aguardada série Vinyl, de Mick Jagger e Martin Scorsese, foi lançada há pouco mais de duas semanas e, desde então, tornou-se assunto em diversos portais de música. Dá um google para saber mais sobre ela, porque aqui vai só uma pontinha da história que se passa em Nova York, no começo dos anos 1970: o foco é a indústria e a cena musical e, obviamente, diversas bandas da época são mencionadas. Uma delas é… O New York Dolls.

IMPORTANTE: VÍDEO CONTÉM CENAS IMPRÓPRIAS PARA MENORES DE 18 ANOS (NUDEZ)

Vídeo da aparição da banda New York Dolls na série Vinyl. Para quem ainda não assistiu, é algo que pode despertar ou não a curiosidade. A mim bastou. Além do som da banda, já dá para ter uma boa ideia do ambiente em que as bandas se apresentavam, do sexo e de um glam rock&roll.

Como o nome indica, a banda é de NY, e a dica de hoje é o primeiro álbum de estúdio, homônimo. Ele foi o responsável por apresentar ao mundo o hard rock de uma das bandas do início da cena pré-punk, a qual serviu de inspiração para a turma que veio depois. Fazemos essa categorização em termos sonoros, já que o visual não é algo que tenha sido copiado pelas bandas que classificamos popularmente como ícones do movimento punk (salvo o Kiss que, na verdade, entra para o glam metal).

ny dolls by Gilles Larrain

O visual é relevante para a história porque fazia gravadoras torcerem o nariz e relutarem em trabalhar com os caras. Quando finalmente assinaram um contrato, fizeram acordo pelo lançamento de dois álbuns – o outro é Too Much Too Soon (1974). Ambos são registros importantes do rock, mas somente o primeiro aparece na nossa lista dos “1001 discos para ouvir antes de morrer”.

Após o lançamento de New York Dolls, a banda foi eleita, em pesquisa de uma revista do momento, tanto como o pior quanto como o melhor novo grupo de 1973. Em meio às dúvidas, havia o respaldo de Rod Stewart. Um ano antes, já com carreira solo estabelecida, o músico convidou a banda para abrir um de seus shows.

Dentre os sucessos do álbum está a música mais famosa da história dos caras: Personality Crisis, lançada como single duplo com Trash, que também é uma das mais ouvidas até hoje. Além dessas, destaque também para Jet Boy que é minha segunda favorita.

New York Dolls, o álbum, já apareceu em várias listas de melhores álbuns de rock da história. New York Dolls, a banda, passou por diversas trocas de integrantes, perdas e um hiato. Com Sylvian e David Johansen, voltaram à ativa em 2004 e seguem por aí. Nada como saber onde tudo começou, então aperta o play!

________________________________________________________________________________________

Lari Reis é jornalista, social media e viciada em música. Você pode (e deve) ver seus outros textos sobre música no seu longevo site Yellow Ever Shine e aqui no PontoJão semanalmente na coluna Yellow Sounds.

The following two tabs change content below.

lrmatta

Lari Reis é um ser de outro planeta que acredita que se transformará em purpurina roxa quando morrer. Até lá, passa o tempo tentando aprender algo sobre música.