Vira a Página #44 – Watchmen na Tv e Batman na literatura

Olá, pessoal! A nossa coluna quinzenal sobre novidades do mundo literário está de volta. As notícias de hoje serão sobre uma série inspirada no universo de Watchmen e as novas adaptações literárias do Cavaleiro das Trevas.

• Um dos maiores heróis da DC Comics terá suas histórias adaptadas para livros a partir do segundo semestre deste ano. Segundo noticia divulgado pelo site Entertainment Weekly, a Titan Books publicará nos EUA livros baseados em histórias do Batman. “A Piada Mortal”, de Christa Faust e Gary Phillips, será lançado em 25 de setembro; “Corte das Corujas”, de Greg Cox, em 13 de novembro e “Harley Quinn: Louco Amor”, de Hugo Pad Cadigan, em 12 de fevereiro de 2019. As capas foram disponibilizadas com exclusividade no EW. Confira:

watchmen

Curiosamente, esta não é a primeira vez que isso ocorre. A concorrente, Marvel, já lançou vários livros, tanto baseados em arcos consagrados como “Guerra Civil” , de Stuart Moore, ou histórias novas como aconteceu em “Homem-Aranha: Entre Trovões“, de Christopher L. Bennett. Por esse motivo, surge a dúvida se a DC Comics não estaria novamente correndo atrás do atraso ao investir em adaptações literárias de HQs um dos seus personagens mais icônicos. Que o Batman tem potencial para histórias interessantes, disso ninguém dúvida. Aliás, ele é um dos heróis que mais se relaciona com a literatura seja pelo tom de romance policial que muitas vezes acompanha suas histórias ou pelo fato do seu criador, Bob Kane, ter se inspirado em personagens como Zorro em sua criação. Por conta disso, acaba sendo até esperado que a editora aproveite esta ótima oportunidade de desenvolver ainda mais este lado literário do homem-morcego. Resta esperar por novos sucessos, mesmo apostando em mais do mesmo. Se deu certo com a Casa das Ideias, por que não com a DC?

Leia mais:

Resenha – Homem-Aranha: Entre Trovões (2014)
Resenha – Guerra Civil
PontoCast #74 – A Piada Mortal: um dia ruim e a nossa frágil sanidade
Lista #30: Por que as animações da DC funcionam e o DCEU não?

• Atualmente, a HBO está produzindo uma série inspirada no universo de Watchmen. Damon Lindelof será o showrunner e já afirmou que a intenção desta nova produção é se basear nas histórias criadas por Alan Moore na consagrada graphic novel ao invés de fazer uma adaptação como já ocorreu no cinema. Segundo ele, Watchmen fará ligações pontuais com os quadrinhos, similar ao que a série de TV Fargo tem feito ao longo de suas temporadas. Inclusive, foi divulgado pelo That Hashtag Show uma lista com descrições dos personagens principais da série e nenhum deles terá conexão direta com os heróis criados por Alan Moore.

É bem provável que esta série seja mais uma iniciativa de aproveitar ainda mais o universo criado pelo autor britânico do que necessariamente um investimento em uma “ideia original”. Vale lembrar que, poucos anos atrás, foi lançada a minissérie “Antes de Watchmen” que, por sua vez, dividiu opiniões entre os fãs da obra original. Em outras palavras, é como se a DC/Warner não visse limites sobre o quanto ainda pode ser explorado deste material. Se vai dar certo ou não, é outra história. O que fica é o receio por mais uma outra bomba tal qual “Powerless” que tentava trabalhar com o universo expandido da editora pelo viés cômico e falhou miseravelmente na primeira temporada.

Links relacionados:

Filmes de herói, Alan Moore e a falta de maturidade da cultura americana
Segundas Impressões #19: V de Vingança (2005)
Vira a Página #30 – Doctor Who, Alien e Autores Britânicos
V de Vingança (Setembro de 1988 – Maio de 1989)


Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast.


Entre no nosso grupo secreto no Facebook para interagir com autores e outros leitores e também no grupo do Telegram!

The following two tabs change content below.
Host do Leituracast, redator do site Leituraverso e autor da coluna Vira a Página.