Vira a Página #21 – H.G. Wells, Troféu HQ Mix e Daisy Ridley

Olá pessoal, estamos de volta com mais notícias literárias chegando na sua timeline! Entre as novidades dessa semana, temos uma atriz de Star Wars envolvida em diversas adaptações, o “Oscar dos Quadrinhos”, os mais vendidos de janeiro e muito mais.

– Segundo o Deadline, a atriz Daisy Ridley (Star Wars) será a protagonista de “A Woman Of No Importance“, adaptação do livro de Sonia Purnell. O filme contará a história de Virginia Hall, uma super espiã que fora rejeitada nos EUA por ser mulher e deficiente mas que acabou trabalhando para a inteligência britânica durante a Segunda Guerra. Curiosamente, esta não é a unica produção baseada em livros em que a atriz está envolvida. Atualmente, ela participa das filmagens do clássico de Agatha Christie, “Assassinato no Expresso do Oriente”; “Ophelia“, longa que conta a história de Hamlet, de Shakespeare, com foco na mulher que se apaixona por ele; “Chaos Walking“, adaptação do livro para jovens adultos de Patrick Ness.

livros

– Estão abertas as inscrições para o 29º Troféu HQMIX, a premiação que é considerada o “Oscar dos quadrinhos”. Neste ano, a inscrição poderá ser feita pelo site durante o período de 21 de janeiro até 28 de fevereiro. Para concorrer, só serão permitidas obras que foram lançadas durante o ano de 2016. Além disso, será cobrada uma taxa de R$ 15 por publicação inscrita, com desconto progressivo para grupos de inscritos de uma só entidade e cada publicação poderá ser inscrita em até duas categorias com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição. Para mais informações, fica a dica deste vídeo com a presença dos cartunistas (e criadores do evento) Jal e Gual explicando os procedimentos para inscrição:

– Segundo o Publish News, a editora Via Leitura está lançando uma nova edição do clássico “O Homem Invisível“, de H.G. Wells. A famosa obra de ficção cientifica foi publicada pela primeira vez em 1897 e conta a história de Griffin, um homem de hábitos diferentes e maneiras rudes que chega à pacata cidade de Iping, na Inglaterra. Ele é um cientista que descobriu o meio de se tornar invisível e começa a vagar pela cidade coberto da cabeça aos pés, despertando a curiosidade e o medo de todos os habitantes do vilarejo. As aventuras iniciais, quase cômicas, logo são obscurecidas pelo grotesco acesso de terror que ele desencadeia nos habitantes. Vale lembrar que desde o começo do ano obras como essa entraram em domínio público, assim como já comentamos nesta coluna.

livros

– O fim de janeiro está próximo e com ele as mudanças na lista dos livros mais vendidos do ano, segundo o Publish News. A surpresa fica pela queda do best-seller “Como Eu Era Antes de Você”, de Jojo Moyes que em 2016 foi a escritora que mais vendeu. Atualmente, o livro está na 7ª posição com 8.547 exemplares vendidos. Já nas primeiras posições estão: “O Homem Mais Inteligente da História”, de Augusto Cury (1º lugar), “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, da J. K. Rowling (2º lugar) e “Rita Lee – Uma Autobiografia”, da cantora Rita Lee.

“Vira a Página” é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast.