Vira a Página #01 – Booktubers, Amazon Brasil & Geektopia

Olá pessoal, mais uma semana chegando e com ela notícias do mundo literário chegando na sua timeline. Que tal um breve compilado?

Essa é para você que esteve perdido em Marte e, infelizmente, não pode ir à 24º Bienal do Livro de SP que mais uma vez contou com os booktubers marcando presença no evento, livros digitais (ou ebooks, se preferir) mais uma vez em alta e o lançamento de um novo selo literário voltado para literatura “nerd”.

f_345050

 – Bom, vamos por partes. Já não é de hoje que livros publicados por Youtubers/Vlogueiros agitam o mercado editorial; quem comparece a eventos deste porte sempre comenta o quanto essas personalidades da web sempre monopolizam grande parte da atenção do público. Pensando nisso, foi criado para esta edição do evento o “Laboratório Booktuber”, uma oportunidade de contato entre o produtor deste tipo de conteúdo e o seu público. Estiveram presentes Tatiana Feltrin (“Tiny Little Things”), Eduardo Cilto (“Perdido nos Livros”) e Pâmela Gonçalves (“Garota It”). Foram realizados encontros em meio a uma ambientação que simulava os espaços utilizados pelos vlogueiros em seus vídeos.

bienal-do-livro-600x398

– Quem também agitou a semana foi a Amazon, seja marcando presença na Bienal ou revelando através de um infográfico que mostrou dados curiosos sobre sua atuação no Brasil. Segundo os dados informados, os clientes brasileiros são responsáveis por mais de 14 milhões de e-books baixados pela sua plataforma, incluindo livros baixados gratuitamente e os emprestados pelo Kindle Unlimited, o serviço de assinatura da empresa. Entre os 5 e-books mais vendidos estão os títulos “Como Eu Era Antes de Você” (Editora Intrínseca) e “O Poder do Hábito” (Editora Objetiva).

amazon-brasil-1-semana

– Finalmente, temos o surgimento de um novo selo literário da Editora Novo Século voltado para os fãs de quadrinhos e cultura pop em geral. Trata-se de Geektopia, que vai reunir os livros relacionados ao Universo Marvel já publicados pela editora como “Guerra Civil“, “Homem-Aranha: Entre Trovões“, “X-Men: Espelho Negro“, “Guerras Secretas”, entre muitos outros além de livros com uma temática não-ficcional como é o caso da autobiografia de Stan Lee “Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel“. A publicação, inclusive, marca a estreia do selo editorial que também contará com lançamentos sobre Warcraft e De Volta para o Futuro até 2017.

geektopia

Curiosidades:

 – Você com certeza conhece o ator Ethan Hawke de filmes como “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Dia de Treinamento”, “Gattaca”, entre outros como a trilogia do “Antes”, mas, provavelmente, ainda não ouviu falar de seu lado escritor que está sendo apresentado no Brasil no livro “Código de Cavaleiro”, da editora HarperCollins Brasil.

ethan-hawke-images
Ator e escritor Ethan Hawke.

Segundo a sinopse, o livro conta a história de um cavaleiro que temendo não retornar da batalha escreve uma carta para os filhos na tentativa de deixar um registro do que aprendeu durante a vida. Em uma série de reflexões sobre solidão, humildade, perdão, honestidade, coragem, graça, orgulho e paciência, ele se baseia nos ensinamentos das antigas filosofias oriental e ocidental e nos grandes escritos espirituais e políticos da história humana. Seu objetivo não é simples: dar a seus filhos uma bússola para uma jornada que terão que fazer sozinhos, um pequeno guia sobre o que dá sentido e beleza à vida.

– Segundo a lista mais recentes do site Publish News, entre os 5 livros de ficção mais vendidos estão 3 livros da escritora Jojo Moyes, autora do best-seller “Como eu era antes de você” , recentemente adaptado para o cinema com Emilia Clarke e Sam Claflin nos papeis principais. Quem também aparece nessa lista são os livros “Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares”, de Ransom Riggs e “A garota no trem” de Paula Hawkins. Ambos com adaptações previstas para serem lançadas no segundo semestre.

jojo-moyes
Autora Jojo Moyes, fenômeno de vendas no Brasil.

*

Curtiu? Sentiu falta de alguma notícia? Já está pensando como vai fazer para pagar a fatura do cartão depois dessa Bienal? Comente aqui embaixo e deixe suas ideias para nós!

***

“Vira a Página” é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e host do podcast Leituracast.

The following two tabs change content below.

erikavilez

Erik (sem C) é escritor, roteirista e dançarino de hula profissional lá fora. Aqui dentro, Erik é redator-chefe e comercial do site, além de criador, host e editor do PontoCast, o podcast carro-chefe da casa.