Transversal #4 – Jovem Para Sempre (ou “Recordando a Infância”)

É curioso pensar em como o tempo passa. E não com respostas requentadas como “rápido”, “num piscar de olhos” ou algo assim. A verdade é que o tempo passa hoje exatamente da mesma forma que sempre passou. Então o que mudou?

O que mudamos?

peter-pan-600

A Síndrome de Peter Pan é um tipo de transtorno o qual transformou Michael Jackson em um homem que se recusava a crescer (isso e provavelmente um vício pesado em remédios). Na síndrome, a pessoa não consegue lidar com o envelhecimento, e pretende ser uma criança para sempre. É uma síndrome interessante, principalmente ao pensarmos que mesmo Peter Pan cresceu.

DNWCAce

Tom Hanks era uma criança que queria ser grande, e Jennifer Garner se viu, de repente, com 30 anos. Por outro lado, John Mayer passou por uma crise de quarto de idade (25 anos, imagino) em “Why Georgia”, e Alphaville perguntou se nós queríamos realmente viver para sempre. Será essa a trilha que todos nós estamos fadados a atravessar? Primeiro ansiamos crescer, então desprezamos nossa juventude para só futuramente querer buscá-la novamente?

IMG_0865

Será que é assim que mudamos?

Mesmo Peter Pan cresceu. Peter Pan cresceu porque ele percebeu que a ânsia por permanecer criança não é uma coisa que criança sente. Minha teoria é que Pan foi criança por anos incontáveis, até que um dia ele percebeu que ser criança é melhor do que não ser, mas que somente deixando-se de ser criança é que se percebe isso. Assim sendo, proponho mudar o nome de “síndrome” para “Paradoxo de Peter Pan”. Só adultos têm plena consciência de como é bom ser criança.

Então mudamos. O tempo passa como sempre passou; nosso referencial, por outro lado, inevitavelmente sempre será mutável.

Não que isso seja um problema. Você realmente quer viver para sempre?

“Tranversal” é a coluna quinzenal de Erik Avilez (vulgo “eu”), na qual ele trata um mesmo tema em diversas mídias.

The following two tabs change content below.

erikavilez

Erik (sem C) é escritor, roteirista e dançarino de hula profissional lá fora. Aqui dentro, Erik é redator-chefe e comercial do site, além de criador, host e editor do PontoCast, o podcast carro-chefe da casa.