Primeiras Impressões: The Leftovers – 3ª Temporada (2017): o caminho para o fim

Esse texto foi escrito com base nos dois primeiros episódios da terceira temporada de The Leftovers. O texto pode conter spoilers da trama.

Desde o final da primeira temporada sabemos que The Leftovers é uma série que saiu da zona de conforto ao introduzir alguns elementos diferentes na segunda temporada, com a manutenção de personagens centrais e algumas subtramas e mistérios. Baseada no livro de Tom Perrota e escrita por Damon Lindelof (“Lost”), a série sobre as consequências para os que ficaram caminha para sua conclusão prometida nessa terceira temporada.

the leftovers

O episódio “The Book of Kevin” começa com um flashback em uma vila do deserto australiano, em meados de 1844, ao mostrar o que seria uma família na qual mulher segue um ritual religioso similar ao dos Remanescentes Culpados. É quando o roteiro corta, no presente, e mostra-nos a misteriosa (ou intencional) morte de suas líderes Meg (Liv Tyler) e Lilly (Evangeline Murphy) após a chegada e ataque do grupo à Miracle. A maior parte do episódio destaca Kevin Garvey (Justin Theroux), como o chefe de polícia, trabalhando para manter a ordem na ocasião da chegada dos 3 anos do 14 de Outubro e a expectativa para caso algo aconteça. O título e trama do episódio residem no fato de que todas as tentativas, sem sucesso, de suicídio de Kevin levaram seu cunhado e pastor Matt (Christopher Eccleston) e John (Kevin Carroll) a escreverem o que seria um evangelho segundo Kevin, e o compara à um Jesus que não pode se suicidar ou morrer em Miracle.

Por fim, temos um instigante e misterioso flashforward (salto temporal da trama ao futuro) com Nora (Carrie Coon), companheira de Kevin Garvey, no que parece ser um cenário pós-apocalíptico na Austrália, negando conhecer o marido.

the leftovers

Aproveitando o gancho do flashforward, o segundo episódio de The Leftovers é centrado em Nora. Com o título de “Don’t Be Ridiculous”, ele mostra o retorno da Nora ao trabalho enquanto investiga as mortes que parecem ser por causas desconhecidas – as quais alguns acham ter relação com a Partida. Mesmo que relutante em primeiro momento, Nora mostra interesse no experimento dos cientistas suíços, os quais alegam ter descoberto radiações gama que estavam próximos aos que partiram, e busca a promessa de que a reprodução dessa radiação pode levar as pessoas que ficaram para o lugar para onde as outras foram no 14 de Outubro.

Deixando o mistério de lado, temos a promessa de que a maior parte da temporada e possível conclusão se dará na Austrália. O episódio finaliza com uma conexão importante para o personagem principal, enquanto a mitologia e mistérios da série nos fazem questionar o contexto no qual a cena acontece.

the leftovers

The Leftovers chega à sua temporada final com dois ótimos episódios.  Temos a expectativa das resoluções das questões abertas das temporadas anteriores e mais ainda, como a continuidade de um drama consistente digno de ser colocado na lista de suas séries. Nos resta esperar e roer as unhas, pois “tudo pode acontecer no 14 de Outubro, e nada pode acontecer” e aguardar os próximos episódios, agora que todos os nossos caminhos nos levam à Austrália.

***

Daysio Sidney é metido a cinéfilo e conhecedor da cultura pop, órfão de Lost e Breaking Bad, nerdestino da Paraíba, pseudo-fotógrafo, cozinheiro e estudante de nutrição nas horas vagas.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.