Shaun, o Carneiro – O Filme (2015)

“Beeeehhhhh”

159f7f3b6a3b2311ab075fe0b7d976ad_XL

Filme: Shaun, o Carneiro – O Filme (Shaun the Sheep Movie)

Ano: 2015

Diretores: Mark Burton e Richard Starzak

PIPOCAS: 6/10

Lançado no Brasil em 30 de abril de 2015, Shaun, o Carneiro – O Filme é uma animação britânica em stop motion (aquela feita com fotografias de modelos reais, quadro a quadro) idealizada por Mark Burton e Richard Starzak e baseada na série televisiva homônima, que é spin-off de Wallace e Gromit. O plot é muito simples: um grupo de ovelhas resolve tomar conta da fazenda em que vivem, enganando o fazendeiro a tirar um cochilo dentro de um trailer. Porém, o trailer se desgoverna e o fazendeiro vai parar na cidade grande, além disso ele bate a cabeça e sofre uma perda de memória. Só então que as ovelhas percebem que a fazenda está uma bagunça e que seu dono é realmente necessário, e por isso saem a sua busca, o problema é que quando o encontram, ele já havia se tornado um famoso cabeleireiro, se valendo de suas habilidades de tosa, que, aparentemente, são as únicas coisas que não foram apagadas junto com sua memória.

Seguindo essa trama, entramos na Rotina Sessão da Tarde: a turminha da pesada sai em busca de altas aventuras e apronta várias peripécias do barulho. E é justamente aqui que venho justificar o meu 6/10 Pipocas. “Dá trabalho fazer um stop motion?” -Sim, muito! Afinal de contas, são 24 quadros para animar 1 segundo, em média. Mas de forma alguma isso justifica um roteiro tão fraco! É possível se divertir com Shaun, principalmente porque o filme explora aquele humor mudo baseado nas ações inusitadas dos personagens (já o filme não tem falas). Entretanto, aqui e ali, é possível ir conectando o que está sendo feito com inúmeras outras obras de animação, sejam elas de cinema ou de desenhos animados televisivos.

547037-970x600-1

Minha maior surpresa (e única motivação para assistir) é que Shaun, o Carneiro – O Filme está na lista de indicados à melhor animação (provavelmente, entrando pela cota de stop motions). Até o momento, só posso fazer comparações com Divertida Mente, e se os outros concorrentes estiverem pareados com a animação da Pixar acho muito possível que o carneirinho tenha que voltar pro seu aprisco sem a estatueta.

The following two tabs change content below.