Resenha: Os 13 Porquês (2009) de Hanna Baker para se suicidar

“Tudo na vida tem um porquê.”

os 13 porques 1

O livro “Os 13 Porquês” nos traz a história de Hanna Baker, uma adolescente do ensino médio que decidiu se suicidar, mas deixou 13 fitas explicando os porquês de ter chegado a tal decisão.

Cada destinatário tem como função reenviar as fitas para o próximo, de forma que cada um entende mais do seu envolvimento com o que houve com Hanna, e isso é o que sustenta o suspense do livro: saber o quê a personagem tem a contar em sua fitas. O que levaria uma jovem tirar sua própria vida, mesmo com toda a sua reputação? Quem ali realmente teve culpa?

Esses questionamentos sem dúvidas permeiam a mente do leitor, e Asher soube conduzir o suspense necessário de maneira satisfatória, mas não é apenas o suspense que torna o livro tão bom.

Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.

Não há como negar que Jay Asher acertou em cheio em todos os aspectos de sua obra, trabalhada de forma cativante e escrita de forma honesta. Não foi necessário criar nenhum drama forçado para o desfecho do livro; cada detalhe nos leva a compreender os motivos da personagem, o que torna impossível não se identificar com as passagens narradas.

Tudo remete a questões no nosso cotidiano – por exemplo, como somos tratados pelas pessoas, ou algum momento de constrangimento. Pode não parecer grande coisa para algum amigo ou parente próximo, mas ainda assim afeta completamente a vítima. O que implica são as suas consequências e como essa situação pode ser levada em conta.

Não espere por uma leitura simples; quando menos esperar, você estará envolvido e cada vez mais intrigado por cada fita. Se prepare para revelações chocantes e reviravoltas, e o mais importante, as últimas palavras de Hanna Baker.

Descubra esta história ou neste livro ou em sua adaptação em formato de série garantido para o dia 31 de março, pela Netflix.

The following two tabs change content below.

Felipe Oliveira

Gosto de tudo um pouco, mas me limito em não arriscar muito e talvez escrever seja o meu momento mais sincero no qual posso expor minhas ideias e pensamentos.