Resenha: Amizade Desfeita (2014)

“-Vocês se lembram do vídeo?

‘Laura Barns se mate'”

Amizade Desfeita Resenha

Título: Amizade Desfeita (“Unfriended”)

Diretor: Levan Gabriadze

Ano: 2014

Pipocas: 8/10

Quem nunca participou em uma vídeo-conferência em grupo? Sabe aquelas em todo mundo fala ao mesmo tempo, ninguém se entende e nada dá certo. Pois esta deu um pouquinho mais errado do que o comum. Um ano após o suicídio de uma colega de escola, chamada Laura Barns (Heather Sossaman), causado por um vídeo humilhante postado no Youtube, alguns adolescente decidem fazer uma chamada de vídeo como era de costume. Eles percebem que existe outro usuário participando da conversa. Esse participante misterioso não diz nada de início, mas revela ser Laura Barns e querer vingança sobre os colegas que a traíram no passado. Um jogo de verdades e segredos revelados deixa todos os participantes a beira da insanidade, e quem não aguenta o jogo morre. Esse é o centro do do filme dessa resenha, Amizade Desfeita (“Unfriended“).

resenha amizade desfeita

O filme foi dirigido por Leo Gabriadze e se passa todo na tela do computador de Blaire Lily (Shelley Hennig), no momento em que os adolescentes tentam entender o que está acontecendo durante a ligação no Skype. Mas muito da história é contada pelo chat do Facebook e fotos e informações de websites sobre espíritos e fantasmas. A narrativa intercalando os textos e mensagens com o Skype e os vídeos no Youtube acrescenta uma tensão extra que faz com que o espectador fique vidrado. As informações são entregues aos poucos, não só sobre Laura Barns e seu suicídio, mas também sobre o relacionamentos dos amigos envolvidos.

Apesar de ter muitos pontos interessantes, o filme não assusta muito, não se utiliza de “jumpscares” nem de imagens fortes o tempo todo. A forma com que a história foi entregue é o ponto mais interessante do filme, o que o faz valer muito a pena assisti-lo. A utilização da tecnologia de forma real e não saturada é o que nos faz simpatizar mais com os personagens, que mesmo sendo tão falhos, são apenas adolescentes como já fomos ou somos. Aconselho que não assistam o trailer, pois ele entrega algumas informações que seriam mais interessante se recebidas apenas durante a o filme. É um excelente filme para se assistir em uma noite com amigos, mas melhor ainda se você estiver sozinho e, principalmente, em um computador.

resenha amizade desfeita

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras