Referência: Séries de Verão 2015

Acabou a temporada regular (“Fall Season”) nos Estados Unidos há um tempo, e com a morte (hehe) da temporada de Game of Thrones, agora podemos entrar de cabeça nas séries do verão americano (“Midseason”)! Vem ver as séries que mais nos animam nesse verão americano.

sad_jon_snow
Winter came 🙁

Embora algumas dessas séries já tenham começado há algum tempo (estreias como “Vingadores 2”, em abril, deram o pontapé inicial ao verão desse ano), somente após os desfechos de nossas séries queridas regulares conseguimos dar a devida atenção a essa galera.
O Resenhas.Jão traz para você essa época que tem ficado cada vez mais badalada, ano a ano, graças a qualidade de algumas produções. Para te ajustar nos calendários, só vamos pegar séries que começaram/começarão suas temporadas entre maio e agosto (então Game of Thrones e Better Call Saul, embora fora da temporada regular, não entram na dança).
Se você ainda duvida que alguma série possa te fazer menos ansioso e esquecer, pelo menos por algumas horas, a próxima temporada da sua série favorita, vem aqui ver!

Ah, e para facilitar para vocês que vivem perguntando para os amigos, “conhece uma série de [insira estilo aqui] boa para me indicar?”, separamos as séries de acordo com o gênero dela! Tem comédia, suspense, drama e todos os derivados aqui embaixo, só dar um “Pesquisar” no seu navegador.


Hannibal: 3ª Temporada

hannibal-season-3-poster-copy

Canal: AXN

Gênero: suspense/terror

Como anda? Cancelada de forma brutal (hehe) e injusta nesta segunda-feira, dia 24/junho. Amazon, detentora dos direitos de exibição online, deve comprar a série.

Veria porque: Tem um ótimo elenco (Mads Mikkelsen já é facilmente um Hannibal Lecter tão bom quanto Anthony Hopkins), enredo envolvente e uma atmosfera de tensão que te deixa na beira da cadeira o tempo todo.

Não veria porque: A série tem cenas bem pesadas, tanto psicológica quanto visualmente. Vísceras, torções e, obviamente, canibalismo, estão presentes aqui. Só para os fortes em dias ensolarados.

Wayward Pines: 1ª Temporada

a5

Canal: Fox

Gênero: suspense

Como anda? A série de M. Night Shayamalan (“Sexto Sentido”, “Sinais” e filmes posteriores bem aquém desses) está exibindo sua primeira temporada.

Veria porque: Tem uma pegada bem “Twin Peaks”, “Fringe” e “Haven”. Se esse é o seu estilo, bem-vindo à uma cidade que pode muito bem ser definida como “festa estranha, com gente esquisita”.

Não veria porque: Se você é fã das séries acima, provavelmente vai se decepcionar com Wayward Pines. A premissa não é muito inovadora, mas a trama se desenvolve de maneira satisfatória.

The Comedians: 1ª Temporada

a3

Canal: FX

Gênero: comédia

Como anda? Primeira temporada em andamento. A série que conta com Billy Crystal (por favor, né) e Josh Gad (“The Book of Mormon”!!! e a voz original do Olaf de “Frozen”) interpretando versões ficcionais deles mesmos mostra, em um estilo de falso documentário (“mockumentary”) à la Modern Family e The Office, os bastidores de uma série fictícia de comédia.

Veria porque: O conceito da série é bem normal e batido (“low concept”), até recentemente por 30 Rock, mas é impossível não adorar Billy Crystal e Josh Gad em cena. Ao mesmo tempo. Contracenando!

Não veria porque: você é um ser humano sem coração? Fora isso, você só não assistiria se só gostar de comédias com “risadas da plateia” (“laughtrack”). Se for o seu caso mesmo, mais do que nunca você precisa quebrar esse paradigma; algumas das melhores comédias de todos os tempos não as tem.

Halt and Catch Fire: 2ª Temporada

a2

Canal: AMC

Gênero: drama (de época)

Como anda? Segunda temporada iniciada recentemente; primeira temporada com dez episódios, dá para alcançar fácil.

Veria porque: “Halt and Catch Fire” é exibida pela AMC, canal de “Breaking Bad” e, especialmente, “Mad Men”. Digo especialmente porque “Halt…” é uma série de “época” que retrata a década de 80 e o boom da indústria de computadores e jogos. Com atuações fortes de Lee Pace (o Piemaker de “Pushing Daisies” e o Ronan de “Guardiões da Galáxia”) e companhia, a série entrega uma trama movida pelos seus personagens (“character-driven”) sobre um pano de fundo oitentista (tipo “Mad Men” nos anos 60… Só que nem perto de ser tão boa).

Não veria porque: a série não é um grande dínamo de animação. Alguns episódios são arrastados e demandam um pouco mais de boa-vontade para terminar.

True Detective: 2ª Temporada

430894_MKT_PA_TrueDetective_S2_Colin_PO2

Canal: HBO

Gênero: suspense

Como anda? Segunda temporada começou domingo, dia 21/junho. Primeira temporada com 8 episódios. Nossas primeiras impressões estão aqui.

Veria porque: “True Detective” foi simplesmente a melhor estreia de 2014, tendo como protagonistas Woody Harrelson e o Oscarizado Matthew McConaugheyc numa trama que envolvia um culto com sacrifício de crianças, um caso insolúvel e “O Rei Amarelo”. A série é uma antologia, então a segunda temporada trará a mesma pegada em outro ambiente, com outros protagonistas.

Não veria porque: não gosta de séries intensas. Só se for por isso. Juro para você.

Ballers: 1ª Temporada

a

Canal: HBO

Gênero: comédia/drama

Como anda? Primeira temporada estreou domingo, dia 21/junho.

Veria porque: é uma comédia da HBO do The Rock falando sobre o backstage dos esportes. Mas, principalmente, porque é uma comédia do The Rock na HBO.

Não veria porque: …é uma comédia do The Rock na HBO. Falastrão como sempre, o estilo do ator não atende todos os gostos.

The Brink: 1ª Temporada

the-brink-nova-serie-hbo-01

Canal: HBO

Gênero: comédia

Como anda? Primeira temporada estreou domingo, dia 21/junho.

Veria porque: comédia da HBO com Tim Robbins (!) e Jack Black (!!) situada no meio da política internacional, mostra como os Estados Unidos simplesmente precisam se meter em tudo. Premissa ótima com grande elenco.

Não veria porque: a política estadunidense nem sempre é fácil de acompanhar (vide os cargos diversos citados em “House of Cards” que não têm equivalência no Brasil), e o tema da série já é bem gasto em jornais mundo afora (esse talvez seja um ponto a favor: por sob outra luz um tema do qual já estamos saturados).

Masters of Sex: 3ª Temporada

27247

Canal: Showtime

Gênero: drama (de época)

Como anda? maravilhosamente bem. A série teve duas temporadas excelentes até agora e a segunda incluiu um dos melhores episódios de série que vi em muito tempo (2×03, “The Fight”). Nossas primeiras impressões estão aqui.

Veria porque: o drama é baseado em fatos e se passa na revolução sexual dos EUA do fim da década de 1960. Gosto de pensar que ela e “Mad Men” se passam no mesmo universo compartilhado (coisa de fã). A série é provocativa e consegue mostrar cenas de sexo (por vezes explícito) sem ser vulgar, partindo do olhar científico e frio do Dr. Master e de sua assistente, Virgina Johnson – embora o relacionamento deles esteja longe de ser distante e analítico.

Não veria porque: “é outra série de drama baseada em sexo? Passo.” É, é mais ou menos isso, com a diferença de que os atos em si não servem para sensualizar, e o pano de fundo cultural compensa qualquer desconforto que você possa ter.

Scream: 1ª Temporada

screamlogo

Canal: MTV

Gênero: terror

Como anda? Ainda não anda. Série estreia próxima terça (30/junho).

Veria porque: olha, companheiros… Nossas primeiras impressões já estão aqui, e sinceramente não sei muito o que dizer. Se gostar de filmes slasher e não se importar com trama adolescente, fique à vontade.

Não veria porque: você gosta de “Pânico”. A sensação que eu tive é exatamente essa: se você gostou muito dos filmes, NÃO VEJA a série.

Mr. Robot: 1ª Temporada

mrrobot_fsocialmedia

Canal: USA

Gênero: suspense/ação

Como anda? Mal estreou (dia 24/junho) e já teve a segunda temporada confirmada.

Veria porque: a série conta a história de um hacker que entra numa sociedade anárquica, liderada pelo Mr. Robot do título, para derrubar grandes corporações. Seria um V de Vingança moderno?

Não veria porque: essas tramas de espionagem e contra-espionagem de escala global estão ficando saturadas. Mesmo com o fim de “24 Horas” e a estagnação de “Homeland”, séries megalomaníacas deste nicho têm tido vida curta (como “The Event”, por exemplo).

Aquarius: 1ª Temporada

aquarius-season-1-tv-series-poster

Canal: NBC

Gênero: crime/drama

Como anda? A série foi exibida online inicialmente e, graças ao sucesso, já foi renovada para a segunda temporada.

Veria porque: David Duchovny num suspense criminal envolvendo o culto de Charles Manson. Encerro meu caso.

Não veria porque: não gostou de séries como “The Following”. Espera, você não gostou de “The Following”?!

BoJack Horseman: 2ª Temporada

url

Canal: Netflix

Gênero: animação/comédia

Como anda? Segunda temporada vem cavalgando rapidamente em nossa direção e passando a linha de chegada das nossas primeiras impressões aqui!

Veria porque: é hilária. Uma animação adulta de humor seco e ácido, cheia de críticas para todo lado e com sacadas excelentes.

Não veria porque: não curte animações adultas, o que até é entendível. Causa estranheza no início, mas vale a pena.

Wet Hot American Summer: First Day of Camp

2520D5CD00000578-0-image-a-4_1422404587145

Canal: Netflix

Gênero: comédia

Como anda? Não se sabe ainda se será uma série frequente ou minissérie.

Veria porque: o elenco, pessoal. ESTE ELENCO: Amy Poehler, Paul Rudd, Bradley Cooper, Amy Poehler, Elizabeth Banks, Judah Friedlander, Joe Lo Truglio. SÓ ISSO. E o filme original de 2001 é uma paródia muito bacana de filmes de acampamento; eles eram velhos demais pros papéis antes, e agora a paródia vai além, com os atores 14 anos mais velhos interpretando seus personagens ainda mais novos. Genial.

Não veria porque: o filme original é de um nível galhofa mais de oito mil. Latas de tomate falante, sexo explícito aleatório para caçoar da pureza (?) dos filmes de camping e afins. Não é todo mundo que curte besteirol nese nível.

***

E é isso. Chega, né? Taí material pras suas próximas três ou quatro midseason.

Aproveitem, e até a próxima!

The following two tabs change content below.

erikavilez

Erik (sem C) é escritor, roteirista e dançarino de hula profissional lá fora. Aqui dentro, Erik é redator-chefe e comercial do site, além de criador, host e editor do PontoCast, o podcast carro-chefe da casa.