Mudando para os Estados Unidos – Planos para a faculdade nos EUA

Pois bem, senhoras e senhores, a jornada para o objetivo da minha estadia nos EUA continua. Neste último mês de 2017 tive muitos planejamentos sendo arquitetados, o mais importante deles e que definiria todos os outros passos posteriores é o de escolher qual universidade irei estudar a 10° arte.

faculdade nos EUA
Foto por Cole Keister

Alguns de vocês podem já estar cientes mas, para aqueles que ainda não sabem, universidade e faculdade nos EUA não são de nenhuma forma gratuitas. “Colleges” públicos são relativamente mais baratos, porém nunca gratuitos como as faculdades federais brasileiras (apesar de todos pagarem com impostos). Então eu deveria escolher uma universidade que se encaixasse em meus limites econômicos e que fosse excelente. Pois eu não fui para longe de minha família, amigos, amores e fãs para ingressar em uma instituição de ensino qualquer.

Entrando em vários sites pesquisando as melhores faculdades e universidades de Design de Jogos dos EUA, encontrei algumas opções as quais fui descartando pois não se encaixavam em minhas exigências: caber no meu bolso, focar na parte artística de jogos e não na parte técnica e ter boas ferramentas e suporte nesta área. Columbia College Chicago foi a escolhida. Chicago sendo uma cidade grande com grandes possibilidades de emprego, moradia e expansão profissional nesta área e a faculdade era exatamente o que eu procurava.

Columbia colle chicago

Antes de continuar com a história, gostaria de explicar a diferença entre universidade e faculdade nos EUA. A universidade costuma ser mais cara e mais especializada, oferecendo muito mais opções de ensino, majors, minors, bacharelados, cursos técnicos e muito mais. O College (faculdade) costuma ter majors e minors, talvez alguns cursos a mais, porém é mais barata. Agora os Comunity Colleges são muito importantes para aqueles que querem ter uma vida estudantil aqui na terra da águia careca.

Comunity Colleges são as faculdades públicas, que são mais baratas, muito fáceis de qualquer um ser aceito com as notas do ensino médio e SAT (tipo ENEM), mas a qualidade não é muito boa. Porém, na grade de ensino superior existem matérias que TODOS os cursos devem ensinar, como álgebra, história americana, escrita e outras. Algo que muitos jovens fazem é estudar as “Matérias Essenciais” (Core Subjects) nas faculdades públicas e transferir as horas estudadas para a universidade que querem cursar suas tão desejadas aulas de engenharia, medicina, filosofia arcana ou seja lá o que quiserem.

Pois bem, Columbia College Chicago é uma das 50 melhores faculdades de Design de Jogos dos EUA, a mais barata do top 50 e com uma estrutura maravilhosa, mas mesmo sendo barata, terei que estudar as matérias essenciais em uma faculdade pública, pois o semestre em Columbia é mais de 13.000$, isso sem alojamentos, taxas de matrícula e outros custos. Sendo cada matéria 900$, diminuindo as matérias essenciais deste currículo escolar, eu diminuiria os semestres para cerca de 6.000$/7.000$, novamente sem contar com custos adicionais.

Assim, mais um passo da pesquisa foi adicionado. Quais são as faculdades públicas que podem transferir matérias para Columbia? Aparentemente a forma mais fácil é se mudar para Chicago, pois nenhuma faculdade no sul do país Trumpiano, onde eu me encontro, é aceita pela Columbia. Como eu tenho um sangue de cigano que grita para que eu me mude a cada três meses morando em algum lugar, já abri um sorriso. Agora o que ando pesquisando é aluguéis e empregos em Chicago. Estou trabalhando ainda no restaurante e juntando dinheiro para me mudar o mais rápido o possível e ingressar na faculdade pública mais barata que eu encontrar e já começar minha jornada estudantil. Este ano de 2018 promete grandes mudanças, como todos os anos.

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras