Outras Frequências #06 – The Trooper: Iron Maiden e a Guerra da Crimeia

Música: The Trooper
Composição: Steve Harris
Intérprete: Iron Maiden
Álbum: Piece of Mind (1983)

Quer saber o que a Guerra da Crimeia, Lord Cardigan e heavy metal tem em comum? Então se preparem, porque a música do Outras Frequências de hoje acaba de ser apresentada: The Trooper, da banda de heavy metal britânica  Iron Maiden.

Composição do baixista Steve Harris, tendo como inspiração o poema do poeta inglês Alfred Tennyson, The Trooper teve sua aparição na discografia da banda no álbum Piece of Mind em março de 1983, e foi posteriormente lançada como single separadamente em junho daquele mesmo ano. The Trooper trata da narrativa de um cavaleiro britânico no meio da Batalha da Balaclava, ocorrida na Guerra da Crimeia em 1854. Tal guerra, que se estendeu de 1853 a 1856, juntou de um lado a coligação formada pelo Império Francês, Império Otomano – atual Turquia -, Reino Unido e Reino da Sardenha contra o Império Russo e suas pretensões expansionistas.

the trooper

No fatídico 25 de outubro de 1854 as margens do Mar Negro, a Brigada Ligeira, comandada por Lord Cardigan ataca os russos comandados por Pavel Liprandi após receber ordem do comandante-chefe do exército britânico Lord Raglan. A mensagem, que foi transmitida pelo capitão Nolan, foi a seguinte: “Lord Raglan deseja que a cavalaria avance rapidamente para diante, persiga o inimigo, e tente impedir que retire os seus canhões. A artilharia montada pode acompanhá-la. A cavalaria francesa encontra-se à sua direita. Imediatamente”. Nesse avanço, porém, a cavalaria liderada por Lord Cardigan foi dizimada em poucos minutos frente ao grande poderio bélico dos russos. Posteriormente, soube-se que a ordem foi na verdade um erro. Uma ordem dada de uma forma não intencional. Lord Cardigan, que sobreviveu ao combate, foi considerado um herói nacional na Grã-Bretanha.

the trooper

Essa história é pouco conhecida em outros países, mas ao povo britânico é muito popular e importante, justificando, assim, o uso da farda vermelha e da bandeira britânica pelo vocalista Bruce Dickinson em todas as execuções da música.

A música conta com um clima pesado nas guitarras de Dave Murray e Adrian Smith, um vocal bem postado de Bruce, uma linha de baixo muito bem executada por Steve Harris e uma bateria nervosa de Nicko McBrain. No decorrer do clipe acima, nota-se durante os mais de quatro minutos de duração a aparição de muitas cenas da fatídica batalha. The Trooper é uma das muitas músicas do Iron Maiden que nos remete a acontecimentos históricos, provando mais uma vez que rock não é feito somente por vocais gritados e um som pesado, mas sim que, aliado a isso, pode-se ter muita história, literalmente falando, por trás.

Tá explicado porque é uma das 1001 músicas que temos que ouvir antes de morrer?

Gostou do Outras Frequências de hoje? Gosta dessa mistura de rock e história? Conte-nos lá no nosso “grupo secreto” no Facebook ou no nosso grupo no Telegram.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.