Outras Frequências #02 – (Get Your Kicks On) Route 66

Música: (Get Your Kicks On) Route 66
Composição: Bobby Troup
Intérprete: Nat King Cole
Álbum: Harvest of Hits (1952)

Aperte o play e os cintos, pois estamos embarcando numa viagem on Route 66. O roteiro dessa viagem foi escrito pelo ator, cantor e pianista de jazz Bobby Troup em 1946, mas quem de fato entrou no carro, deu a partida, engatou a primeira e acelerou foi o também jazzista Nat King Cole.

Desde que Nat King Cole caiu na estrada com essa música no álbum Harvest of Hits, vários artistas pegaram carona rumo à Califórnia. Desses, merecem destaque Chuck Berry que saiu do estilo jazz e deu seu leve toque de rockabilly e também os Stones com seu blues misturado com R&B lá do começo da carreira. John Mayer foi mais apressadinho de todos. Esse não quis pegar carona não. Esse ai pisou fundo no acelerador junto com Relâmpago McQueen em 2006 na trilha sonora do filme Carros.

Route 66

Como eu não quero me perder feito o McQueen, vamos voltar a falar de Nat King Cole. Ele trouxe – e popularizou – a “cozinha” composta de guitarra, bateria, baixo e piano para os trios de jazz. Essa base harmônica era muito comum nas famosas Big Bands lá dos anos 20 até meados de 50.

Desde pequeno ligado à música, Nat King Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor. Tamanha intimidade com o instrumento fica evidente na maneira como ele desliza seus dedos em cada tecla do piano te fazendo viajar de Chicago a Los Angeles numa harmonia envolvente e marcante, auxiliado claro pela voz de timbre forte, mas que caminha por entre as notas suavemente.

Route 66

A base da música é outro destaque. O baixo sempre numa linha constante dá a sensação do andar da música. A guitarra discreta com seus poucos acordes, ganha certo destaque num solo simples, mas que no contexto geral da harmonia agrada muito aos ouvidos. A bateria marcando o compasso é que nem nota baixa em boletim de gente estudiosa. Ela quase não aparece de tão discreta, mas é imprescindível harmonicamente falando.

Resumindo, (Get Your Kicks On) Route 66 te faz viajar todos os 3.945 km da famosa estrada americana num clima de um clássico clube de jazz sem ao menos dar um passo se quer.

Tá explicado porque é uma das 1001 músicas que temos que ouvir antes de morrer?

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.