O Regresso (2015)

090910

Título: O Regresso (“The Revenant”)

Diretor: Alejandro González Iñarritu

Ano: 2015

Pipocas: 9,0/10

Baseado em uma história real, retirada do livro Lord Grizzly, O Regresso é líder em indicações, e queridinho dos cinéfilos para o Oscar 2016.  Depois de ter brilhado na premiação do ano passado com o filme Birdman, Alejandro González Iñarritu é novamente responsável por dirigir um dos filmes mais comentados desta temporada.

O protagonista do longa metragem é o personagem Hugo Glass, interpretado pelo sempre injustiçado nas premiações da Academia, Leonardo DiCaprio.  Glass faz parte de um grupo de caçadores, mas após sofrer o ataque de um urso e ficar muito ferido, ele é abandonado por um de seus companheiros, John Fitzgerald (Tom Hardy). Ao ficar à deriva, ele sofre vários infortúnios em busca de vingança, decorrente de outros fatores além do abandono.

confira-o-novo-trailer-de-o-regr

O Regresso possui um clima que faz o espectador sentir dentro de si cada dificuldade pela qual Hugo Glass passa. O filme é visceral, agonizante. A atuação de DiCaprio transcende as telas e faz com que o espectador se sinta agoniado junto com o personagem. A ambientação e figurinos ajudam a passar a sensação de que Glass possui força sobre-humana. Um cenário gélido e as roupas pesadas usadas para suportar o frio já seriam capazes de grande esforço mesmo para quem estivesse em ótimas condições vitais. Além disso, o posicionamento de câmeras e a maior parte das cenas feita em plano- sequência nos dá a impressão de estar observando o personagem de perto e tendo noção mais nítida de seu vigor, determinação, medos.

O trabalho de fotografia do filme, inclusive, é um de seus melhores atributos, sendo Emmanuel Lubezki o responsável. Ele também produziu a fotografia de Birdman em 2015, e de um dos filmes mais esteticamente memoráveis da atualidade, A árvore da vida, de 2011, sempre conseguindo criar imagens que independente do momento em que você pausasse o filme, seria possível obter uma bela obra de arte, seja para pendurar na parede ou usar no computador.

tamanho_the-revenant

Se é possível que O Regresso não ganhe as principais categorias as quais concorre, isso pode sim acontecer. Entretanto, é uma possibilidade meio distante, já que dentre os indicados, nenhum outro filme talvez tenha tido algum grande destaque. O Regresso não conta com um enredo tão diferente do que se costuma ver em filmes de faroeste ou ação, por exemplo. Porém, se diferencia pela realidade a qual sua produção foi imposta, desde a utilização de iluminação natural, a criação de uma avalanche real (sem efeitos visuais), ou até mesmo Leonardo DiCaprio se abdicando de sua dieta vegetariana para comer carne de verdade nas gravações. Independente de ganhar o Oscar ou não, este filme marcará a carreira de Iñarritu, DiCaprio e Lubezki, talvez não tanto pela originalidade, mas sim pelo esforço e superação para ser produzido. Pois da mesma forma com que Hugo Glass lutou pela sua vida, a equipe de O Regresso se sacrificou para criar uma obra memorável.

The following two tabs change content below.