O Franco-Atirador (2015)

“Uma vez que o tiro é dado, o atirador, e somente ele, está ao vento.”

ATIRADOR

Título: O Franco-Atirador (“The Gunman“)

Diretor: Pierre Morel

Ano: 2015

Pipocas: 5,5/10

Depois de dirigir longas como “Distrito 13” (2004) e “Busca Implacável” (2008), em “O Franco-Atirador” (“The Gunman”, de 2015, e não aquele com De Niro, de 1978), Pierre Morel põe mais um filme de ação em seu currículo, mas não acrescenta muito em sua carreira. Começando em 2006, o filme conta a história de Jim Terrier (Sean Penn), partindo de quando era membro de uma empresa privada de segurança do tipo paramilitar a serviço de uma grande mineradora, instalada na República Democrática do Congo, a qual estava tomada pela guerra civil.

Como ambas as empresas em questão tinham interesses escusos, Jim é escalado através de Felix (Javier Bardem) para participar de uma operação criminosa que faz com que ele tenha que deixar o continente. Tudo sem se despedir de sua namorada Annie (Jasmine Trinca), uma médica voluntária em um projeto humanitário. Anos depois, volta ao continente africano, tentando um recomeço como voluntário de uma ONG. De repente, Jim se torna alvo de mercenários que buscam informações confidenciais que ele guarda do antigo ofício, além de ter sua cabeça posta a prêmio. A partir de então, o filme mostra o protagonista indo e vindo entre países da Europa, lutando para sobreviver e descobrir quem está por trás dos atentados, com a ajuda de seu leal amigo Stanley (Ray Winston).

Nesse meio tempo, Jim descobre que está doente e reencontra Terry (Mark Rylance), um ex-companheiro da operação, além de Felix e Annie, agora casados. A partir do desenrolar da trama (ou da ausência dela) e dos personagens, o longa começa a desandar vertiginosamente. Sugere um intricado enredo de investigação e suspense, mas logo abandona a ideia, ou finge estar funcionando, o que é pior. Os personagens são rasos e mal construídos, rendendo momentos estranhos. A explicação de Annie para Jim sobre o porquê de estar casada com Felix não faz nenhum sentido (e ganha, com louvor, o disputado prêmio “QUÊ?!” do roteiro). Felix, ora ameça ser o tirano habilidoso, ora o bem-intencionado amargo, mas acaba sendo um personagem mediano, confuso e desprovido de muita esperteza. Além disso, a quantidade de cenas em que Sean Penn aparece desnecessariamente sem camisa é algo que intriga no roteiro. Ok, campeão, você está em boa forma, nós entendemos.

O filme tenta forjar antagonistas marcantes, com cenas em que inimigos se enfrentam ao mesmo tempo em que dialogam e “filosofam” com frases de efeito. Só que esse recurso acaba sendo mais um dentre os elementos que não funcionam no filme, pois as falas são superficiais, caricatas e tornam essas passagens em algo enfadonho. Nesses momentos, só resta ao espectador torcer para que as excruciantes dores de cabeça de Jim passem, para ele voltar a quebrar tudo e todos.

Sean Penn 1

Os momentos merecidamente positivos do filme são as lutas. As cenas de puro combate (quase imploradas por mim) entre Jim e seus algozes são duras, muito bem filmadas e lembram o estilo adotado no ótimo “O Ultimato Bourne”(2007), só que com muito mais crueza e sangue. Muito sangue. Sean Penn domina completamente os enfrentamentos, demonstrando ser um bom protagonista de filme de ação, embora afirme não ter intenções de se tornar mais um rosto do gênero. A edição habilidosa também contribui para que tais cenas sejam bem-sucedidas.

A crítica no aspecto político e econômico não é o foco do filme, sendo mencionada de modo parco no começo e ao final, o que não é necessariamente um problema. O pecado derradeiro do filme está em seu ritmo ruim. Seu desenrolar oscila entre o tédio e a ação, além de se tornar uma espécie de lição às avessas, mostrando como se desperdiçar excelentes atores. Diferente de “Busca Implacável”, o que mais falta em “O Franco-Atirador” é ele se assumir como um filme de ação freneticamente incessante, já que não consegue se desenvolver em outros aspectos. Jim Terrier tem o selo Bryan Mills de periculosidade, mas demora muito para encontrar e eliminar seus inimigos.

The following two tabs change content below.

bellecris

Latest posts by bellecris (see all)