O Despertar de Zé Fogueira (2015)

“Com o passar dos anos muito se perde. Amizades se quebram, demissões, divórcios, mortes… Tudo o que você ama nesse mundo, um dia será apenas memória.”

ze-fogueira-1.jpg

O Despertar de Zé Fogueira conta a história de um morador de rua chamado Zé, que perambula pela cidade catando latinhas de alumínio com a cadela de rua Futrica. Mas ele tem uma história antes de sua vida nas ruas. Uma história traumática envolvendo sua família. Essa história está voltando a sua memória com um artefato que encontrara na rua, uma câmera Polaroid instantânea, que fotografa o passado.

pg_11b_800px.png

Com este artefato ele pretende conseguir uma memória mais clara de seu passado para que os fantasmas de seus traumas parem de o assombrar.

O quadrinho foi roteirizado e ilustrado por Rainer Petter, sendo esta a sua primeira obra autoral. A beleza do texto narrado pela própria câmera (como se ela tivesse vida e vontade própria) e a simplicidade de Zé são um contraste muito interessante no argumento. O personagem é cativante pela sua ignorância do mundo que ele não participa, as tecnologias e como as coisas têm mudado, e cativa também pelo seu sofrimento bem representado pela arte. No making of do final da revista, vemos como foi cuidadoso o trabalho artístico para a criação de Zé Fogueira e vemos Rainer brilhar na coloração, principalmente nas paisagens como a cidade, praça e estrada.

pg_03_800px.png

Não estou aqui recomendando um quadrinho brasileiro, estou recomendando um quadrinho lindo, com roteiro intrigante e original, e arte belíssima e bastante autoral. Vejo a importância de valorizar nosso produto, mas as vezes acabamos por nos fazer de coitados com frases como “vou comprar por que é brasileiro”, “tem que dar uma ajuda”. Compre e incentive por que o produto é bom, e coincidentemente é brasileiro. Espero que o Brasil continue crescendo e revelando novos artistas incríveis, que se levantem por esforço e não por pena, como temos visto tantos como os irmãos Cafaggi, Fábio Moon e Gabriel Má, Marcela Godoy e outros.

***

Leia Também

E por falar em quadrinhos brasileiros, temos muita coisa sobre o assunto

Falamos sobre Esquadrão Suicida PontoCast Extra! #04 – Esquadrão Suicida

E a animação do clássico A Piada Mortal (2016)

 

 

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras