Estilo literário: o que o AC/DC tem a dizer sobre o seu?

Como não reconhecer o estilo literário de Neil Gaiman ao ler qualquer um de seus contos ou romances, ou não saber que foi Garth Ennis quem escreveu qualquer quadrinho que tenha um nível praticamente inaceitável e inconcebível de insanidade ou, ainda, José Saramago e sua singular pontuação? Todos esses citados são escritores consagrados que têm uma coisa em comum, apesar de suas enormes diferenças — um estilo marcante.

Talvez não seja possível reconhecê-los pelos seus temas, já que isso pode variar de momento para outro da vida do escritor e até mesmo daquilo sobre o que qualquer pessoa esteja mais inclinada para escrever. Contudo, manter um estilo literário forte é, sem a menor sombra de dúvidas, importante para qualquer pessoa que quer ser reconhecida pela escrita.

estilo literário

Mas como fazer isso sem soar repetitivo?

Emprestando um exemplo musical, a banda AC/DC, como sempre digo, está há anos lançando o mesmo disco. Mesmo agora em que a banda, e alguns de seus membros respiram por aparelhos, única justificativa para certas decisões, como convidar Axl Rose para ser vocalista por um tempo, eles continuam fazendo um sólido trabalho de auto-plágio. Mas, o fato é que, apesar manter sempre o mesmo estilo, o AC/DC faz sua música muito bem e consegue, ainda, angariar ouvintes. Aplicando isso para literatura, podemos dizer que é possível fazer a mesma coisa, porém, o livro é uma mídia diferente e, assim como, eventualmente, ouvir a mesma música pode cansar, ler a mesma história também.

Estilo literário

Com isso, criar um estilo literário único é muito mais uma questão de inteligência do que de originalidade – afinal de contas, em pleno século XXI, inventar algo novo de fato é cada vez mais difícil. Dessa maneira, o ideal é consumir muita coisa diferente, retirar de tudo aquilo que pode soar interessante, aplicar elementos inusitados ao que se quer produzir e, principalmente, ficar atento aos grandes, porque todos eles já fizeram isso (e ainda estão fazendo).

The following two tabs change content below.
Hippie com raiva.