Vira a Página #02 – O Livro de Cunha, Margot Robbie & Lispector

Olá pessoal, estamos de volta com mais notícias literárias chegando na sua timeline! Entre as novidades dessa semana, temos notícias envolvendo um político querendo se envolver na literatura, uma famosa investigação entre as publicações mais vendidas, uma das novas queridinhas de Hollywood confirmada em duas adaptações para o cinema e muito mais.

Livro do Cunha - Notícias Literárias

– Começamos com algo que certamente chamaria atenção de Frank Underwood, o protagonista de House of Cards. O ex-deputado Eduardo Cunha prometeu publicar o quanto antes um livro com todos os bastidores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O livro, ainda sem título revelado, será enviado para gráfica no dia 15 de novembro (também conhecido como feriado da Proclamação da República) e deve chegar às livrarias antes do Natal. Aparentemente, esta não será a sua primeira aventura no mundo literário. Segundo nota publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, os próximos livros abordarão assuntos relacionados ao dia da sua cassação.

Lava-Jato - Notícias Literárias

– Quem também chama atenção no mercado literário é a operação Lava-Jato. Melhor dizendo, o livro “Lava-Jato“, o mais vendido do país entre os livros de não-ficção, segundo o site Publish News. A publicação que pertence ao selo Primeira Pessoa, da Editora Sextante, foi escrita pelo jornalista Vladimir Netto e acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e assim como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. Além disso, a obra tira do primeiro lugar “Ruah” (Principium / Globo), do Padre Marcelo Rossi, que estava nessa posição desde janeiro deste ano.

Pangeia - Jornalismo literário

– Está surgindo um novo projeto no site do Catarse que é o livro-reportagem “Pangeia – Fragmentos da Guerra da Síria no Brasil” por Gabrielle Albiero e Luiza Aguiar. Com lançamento previsto para dezembro, caso a meta de arrecadação seja alcançada, a obra aborda o contexto da guerra a partir de relatos de refugiados sírios no Brasil. A data informada para término da campanha é 03/11. Neste contexto, vale lembrar que o podcast Mamilos abordou recentemente o tema no episódio 80 com relatos de especialistas nas áreas de história e política.

Margot Robbie - Mundo da Literatura

– Pelo visto, mesmo com as críticas ao filme do Esquadrão Suicida as portas não se fecharam para Margot Robbie. Segundo o The Hollywood Reporter, a atriz que foi apresentada ao público em filmes como “Questão de Tempo” e ” O Lobo de Wall Street” vai estrelar um filme protagonizado por sua personagem Arlequina ao lado de outras personagens da DC Comics. Além disso, Robbie também está confirmada na adaptação da obra “Queen of the Air”, de Dean N. Jensen, onde viverá a trapezista Lillian Leitzel conhecida por realizar uma acrobacia na qual deslocava o ombro. Com produção de Andrew Lazar (Sniper Americano) e roteiro de Cat Vasko, o filme ainda não tem diretor confirmado.

Clarice Lispector - Notícias Literárias

– A editora Sur Livros anunciou que a escritora Clarice Lispector será a próxima personagem da coleção Antiprincesas. Criada com o intuito de romper os paradigmas dos tradicionais livros infantis que sempre retratam a mulher através de princesas indefesas, frágeis, delicadas, de cabelos impecáveis em busca de seu príncipe encantado , a coleção mostrará mostrará mulheres marcantes (e reais) da América Latina de diferentes setores artísticos. Este trabalho foi idealizado pela escritora Nadia Fink e conta com ilustrações de Pitu Saá. No Brasil, já foram publicados os livros dedicados à mexicana Frida Kahlo e à chilena Violeta Parra.

*

E aí, o que você acha? Ansioso pelo retorno de Margot Robbie? Quer ler a Clarice de antiprincesa? Também achou que o Cunha já estava escrevendo ficção desde que resolveu entrar na política? Comente abaixo!

***

“Vira a Página” é uma coluna escrita por Marcus Alencar. Marcus é redator no site Leituraverso e host do podcast Leituracast.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.