Coluna | Mudando para os Estados Unidos – Mudar para Chicago

Pois bem queridas e queridos do país da alegria sambística. Como disse no último post a forma mais óbvia de seguir meu sonho é me mudar para Chicago, mas existe um certo planejamento que deve ser feito antes que, citando Koda “O pé na estrada eu vou botar…”.

mudar para chicago

Minha mudança para o Texas foi bem mais segura, pois eu já tinha um teto para me proteger da chuva, com proprietários compreensíveis que não me expulsariam se eu atrasasse o aluguel (como aconteceu no primeiro mês). Tenho entrado em contato com algumas pessoas que sei que moraram em Chicago no passado, ainda assim, não tive muito sucesso em ter um emprego garantido ou uma casa. Então terei que ser o forasteiro misterioso que veio na caravana da coragem. Considerando isso, terei que juntar dinheiro para juntar dinheiro, tenho que saber com o que vou gastar e quanto vou gastar.

“E lá vamos nós!”

Para pesquisar sobre apartamentos para alugar ou pessoas que queiram dividir apartamento, nada melhor que o Craigslist. Com um pouco de pesquisa pode se ver que com $500 se consegue dividir um apartamento bacana, com boa localização sem dificuldades. Claro que, para um planejamento, é sempre bom elevar o preço um pouco, então digamos $750. Como irei pagar isso nos meses por vir é o próximo passo: emprego. As oportunidades se concentram bastante no centro da cidade. Muitos cafés, restaurantes, lojas e, se nada der certo, muitas praças onde posso tocar violão por uns trocados.

No www.expatistan.com consegui ter uma ideia do custo de vida quando mudar para Chicago, tendo até a informação de quanto é um Big Mac – para quando a geladeira estiver vazia ($8 o combo, caso você queira saber). O norte dos EUA é sempre mais caro, principalmente com moradia, mas nada que não dê para sobreviver. Se eu for gastar com comida na rua todos os dias, tendo duas refeições no preço do Big Mac, gastaria $20, dentro de um mês $600, lembrando que estou planejando o pior cenário. Ao todo, um mês de sobrevivência $1350.

A passagem aérea dentro dos EUA, em voos domésticos, como eu disse antes, é muito barata, mas me assustei quando vi. Uma passagem de San Antonio, no estado do Texas, para Chicago, no estado de Illinois, na data de 4 de maio (por que may the fourth…) é apenas míseros $143. Levando o planejamento financeiro para $1493. Mas vamos ser seguros, arredondemos para $2000 (eu realmente quero ser seguro).

Estou recebendo cerca de $750 por quinzena trabalhada em um único emprego, dos quais estou separando $400, ou seja, neste ritmo em dois meses e meio estarei com dinheiro suficiente para que meu sangue cigano se aquiete. Porém, um outro emprego na parte da manhã me daria uma acelerada nos planos. Me tiraria algumas horas do meu tempo livre, mas não se pode fazer uma omelete pixelada num jogo futuro para o playstation 5 sem quebrar alguns ovos. Mudar para Chicago será uma grande caminhada que precisa de um passo de cada vez.

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras