MesaGeek #06: Save pra que te quero

Recentemente fui desafiado pelo pessoal do Mesa a zerar o jogo XCOM Enemy Unknown no modo IronMan, que consiste no jogo salvar a cada ação que você toma. Todo gamer que se preze tem o costume de salvar antes de tomar qualquer atitude de grande impacto pro jogo, pra caso sua decisão não tenha sido da mais sábia você ainda tem a opção de voltar pra antes da decisão e corrigir a lambança feita. XCOM é um jogo baseado em turnos onde você lidera uma equipe de soldados contra uma invasão alienigena, ou seja, cada movimento que você toma influencia diretamente a partida e consequentemente o jogo.

XCOM-Enemy-Unknown-Logo

Eu como jogador frequente de Dark Souls achei que seria tranquilo, pois já estou acostumado a não poder salvar durante uma jogatina. Como estive enganado. Um jogo de estratégia é muito diferente de um jogo de aventura. Ele exige muito de decisões rápidas e bem pensadas enquanto o jogo de aventura apenas exige que você acerte as mecânicas pra poder avançar do ponto A ao ponto B.

Moral da história: perdi diversos soldados importantes e estive perto de perder o jogo devido ao meu vicio em depender de jogos salvos. Acho que no fundo por isso achamos os jogos antigos mais difíceis. Devido a pouca quantidade de memória disponível nas mídias e consoles você às vezes tinha no máximo 3 slots pra salvar e só podia salvar no final de cada fase.

Zelda_BatterySave--article_image

Vou dizer que eu pessoalmente acho esse modo mais correto que as ilimitadas opções de save. Imaginem se fosse assim na vida real também. Você anda por aí com uma caixinha com um botão vermelho que faz você voltar no tempo pra um momento específico da sua vida. Se deu mal naquela prova? Botão vermelho e faça de novo já sabendo o que vai cair. Falhou na entrevista de emprego? Botão vermelho e volte lá sabendo como tudo vai ser. Falou aquela besteira pra menina que você gosta? Botão vermelho e tente outro assunto. Imaginou? Agora imagine todo mundo com uma dessas. Louco não é mesmo? E, pior, imagine se o Lucas desistisse de vender a Lucasfilm pra Disney e não saísse Star Wars VII? Melhor pararmos de imaginar por aí.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.