Mesa Geek #10 – Evolução dos jogos

The Game Awards 2015 anunciou seus premiados e trouxe a nem um pouco surpreendente vitória de The Witcher 3 como jogo do ano. E um fato instigante é a massante maioria de jogos individuais, ou com multiplayer unicamente online.

Isso é uma coisa estranha de se notar pra quem cresceu cercado de amigos fazendo jogatinas juntos em Sonic, Mario e até mesmo no Smash Bros pouco depois. Mas isso é uma característica da geração atuais, que tem tendencias a viver trancadas em seu mundo próprio e ter um contato menor com as outras pessoas.

games.jpg

A taxa de crescimento de pessoas que trabalham em casa cresceu 14% só no ultimo ano. Pessoas essa fugindo de transito, estresse em lidar com chefes, ou outros funcionários no geral. E isso se reflete também na industria de jogos. Com o foco cada vez maior na experiencia individual dos consumidores.

Mas o fato é que o ultimo jogo com multiplayer local a ser premiado foi The Little Big Planet em 2008, de lá pra cá tivemos unicamente jogos de campanha para um único jogador. O tipo de jogo anda se perdendo com o tempo. Porém esse mesmo se revitalizou nos últimos dois graças a Nintendo que insiste em investir em um mercado que muitos consideram perdido. Super Mario 3D World, um dos indicados a melhor jogo do ano passado, Super Mario Kart, Rayman Legends e recentemente Splatoon que recebeu 2 prêmios esse ano, melhor jogo de tiro, derrubando Battlefront, e melhor jogo multiplayer, sendo esse o único com a opção local.

wKFo7.jpg

Não me entendam mal, em momento algum desmereço o multiplayer online, apenas acho triste a escassez de jogos com a opção local. Pois cada vez menos veremos aquelas tardes de jogos com os amigos movidos a salgadinhos e refrigerantes como muita gente rindo e brincando, e passaremos a ver cada vez mais pessoas solitárias sentadas em suas cadeiras isoladas. E ao meu ver isso é bem triste sim.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.