Massive Chalice (2015)

“Protetor imortal da nação, Descendência das Grandes Linhagens, Mestre das Estratégias, Condutor Eterno e Forjador de Matrimônios. Estamos aqui para lhe aconselhar em como manusear o comando de … (Corneta de Guerra)… Toda vez… Teremos que fazer isso depois, Cadence está atacando.”

 Massive Chalice

Para os fãs de jogos de estratégia em turnos, de bom humor, de Game of Thrones, ou para qualquer um que já quis ser rei e general ao mesmo tempo, eis que lhes apresento Massive Chalice. Dirigido e produzido por Brad Muir, que lançou o projeto no Kickstarter (Site de “vaquinha” na internet) em 2013. Esse lhe dá nas suas mãos o poder e dever de administrar um reino que está constantemente sendo atacado por forças malignas.

Batalhas são travadas com uma mecânica de turnos, você faz os movimentos e ataques do seu esquadrão de no máximo cinco guerreiros, depois o inimigo faz seus movimentos e ataques, lhe entregando liberdades e limites para que você monte sua estratégia. Os guerreiros iniciais a sua disposição se apresentam em três classes: Caçador, Camberjack e Alquimista. Cada um com seus ataques e movimentos específicos. Quem conhece o jogo X-COM deve se familiarizar com a mecânica facilemente.

 Massive Chalice

Mas além das batalhas, o jogador deve governar o reino, construir castelos em áreas conquistadas, estabelecer quem administrará a área, forjar casamentos, fazer pesquisas para novos equipamentos e outras coisas. A mecânica de casamentos é muito interessante. Quando você constrói um castelo, você coloca alguém para governar, e com ele um parceiro para gerar filhos e filhas, que serão seus guerreiros e regentes do futuro. Assim como Game of Thrones, os personagens fazem partes de Casas com estandartes e frases marcantes. O tempo se passa em anos, então seus regentes começam novos, tem filhos, morrem e seus filhos tomam o lugar e assim por diante. Além de criar novos guerreiros, as misturas também criam novas classes. Se misturar um Camberjack com um Caçador você terá um “Enforcer“, que tem novas habilidades provindas das misturas de seus pais.

 Massive Chalice

A arte é muita bonita e criativa. Os guerreiros têm armas diferentes e inovadoras artisticamente e os monstros tem uma certa semelhança com coisas que conhecemos mas ainda se destacam. O traço poligonal traz um sentimento quase nostálgico de Nintendo 64 e as cores são suaves, quase em um tom aquarelado.

Durante o jogo você recebe instruções e comentários de duas entidades que são o Massive Chalice (Enorme Cálice). Uma voz feminina e uma voz masculina trazem um tom cômico para todo o cenário durante a campanha. Alguns comentários começam a se repetir, mas isso não interfere na diversão do jogo, que, infelizmente, não tem versão em português, mas mesmo que você não consiga entender as piadas, a mecânica do jogo ainda é um grande ponto que vale a pena. Massive Chalice está disponível  na Steam para PC e para Linux, Xbox One e OS X.

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras