Comentário | Conheça as origens de “Manto e Adaga”

As adaptações de histórias da Marvel Comics parecem não parar de crescer nas mídias audiovisuais. Além do cinema e da Netflix, dando continuidade as histórias iniciadas há alguns anos com Demolidor, agora é a vez do canal Freeform apresentar o seu próprio show de heróis da casa das ideias. Dessa vez partindo para o que parece ser uma linguagem bem mais jovem e pé no chão do que as demais, “Manto e Adaga” promete ampliar os horizontes e o público investindo em um lance um pouco mais pessoal. Mas nem todo mundo conhece a verdadeira história desses personagens, quando eles foram criados e como eles se conheceram, e este texto pretende esclarecer um pouco mais disso.

Resultado de imagem para manto e adaga comics

Tandy Bowen, mais conhecida como Adaga, nasceu e foi criada em um ambiente bastante amplo. Filha de um milionário e de uma modelo bastante conhecida, a jovem cresceu rodeada por tudo aquilo que precisasse, menos de atenção. O pai abandonou a mãe quando Tandy ainda era pequena. Ela sempre teve uma relação difícil com seu padrasto e com sua mãe também, já que cuidar da sua vida pessoal era muito mais importante do que manter uma boa relação com a sua filha. Aos dezesseis anos, Tandy decidiu escolher seu próprio caminho e ir para Nova York onde buscava se tornar uma dançarina profissional.

Já Tyrone Johnson era morador de uma vizinhança pobre em Boston. Sempre foi um bom aluno, extremamente dedicado e sempre tirando boas notas. Ele nasceu com uma gagueira crônica que se estendeu por toda sua infância e adolescência, e contou com a ajuda de um amigo, Billy, que sempre esteve ao lado de Tyrone para o ajudar a tentar superar esse problema. Aos dezessete anos, Tyrone e Billy presenciaram um assalto à uma loja onde o balconista do estabelecimento morreu após um tiroteio. Quando os assaltantes fugiram, Billy acabou fugindo também por receio de que alguém chegasse ao local e colocasse a culpa nele e em Tyrone, já que eles seriam os únicos a permanecer na loja.

Resultado de imagem para tyrone johnson marvel

Infelizmente um policial acabou vendo que ele estava fugindo da cena do crime, deu ordem para que ele parasse, e enquanto Tyrone tentava, sem sucesso por conta de sua gagueira, explicar para o policial que seu amigo era inocente, Billy acabou sendo morto. O incidente acabou gerando um sentimento de culpa em Tyrone, que passou por uma fase depressiva e logo após decidiu fugir para Nova York.

Depois de ter chegado ao Terminal Rodoviário de Manhattan, Tyrone se viu sem nenhum dinheiro e pensou em roubar uma bolsa de uma jovem que aparentava ser de uma classe social acima da sua, que, no caso, era Tandy, mas acabou chegando um pouco tarde. Ela foi assaltada por outro rapaz. Tyrone conseguiu recuperar a bolsa de Tandy e a devolveu, fazendo dali o início da sua amizade. Como eles estavam buscando por um local para ficar, Tandy acabou aceitando a proposta de um homem que disse ter um abrigo para eles.

O que parecia ser uma opção em um tempo oportuno acabou por se tornar um ponto de mudança drástico na vida dos dois jovens. Eles foram levados e entregues para Simon Marshall, um criminoso que estava desenvolvendo uma heroína sintética chamada de D-Lite. A nova droga era aplicada em jovens fugitivos que não tinham vínculos aparentes com suas famílias, diminuindo assim algum possível risco que eles poderiam ter ao capturá-los. A injeção da substância acabava sendo letal na maioria esmagadora dos casos, o que acabou não acontecendo no caso de Tyrone e Tandy. Após algum tempo nas instalações, eles conseguiram escapar junto de outro prisioneiro, Martin Li, que futuramente se tornaria o Senhor Negativo.

manto e adaga

Durante a fuga, Tyrone e Tandy começaram a experimentar as mudanças que vieram com o efeito das drogas em seus organismos. Tyrone foi tomado por uma escuridão que se dissipava com a presença de Tandy, já ela adquiriu a habilidade de gerar adagas de luz. Para esconder a sua aparência que começava a mudar, Tyrone adotou uma capa negra, então os jovens começaram a se chamar de Manto e Adaga.

Entre as habilidades de Manto, está a capacidade de absorver pessoas em sua escuridão, além de conseguir projetar focos de energia e se teletransportar. Adaga, além de criar os objetos de luz que deram a ela esse nome, ela também tinha a capacidade de curar a dependência de drogas de algumas pessoas e de acalmar Manto com sua luz em momentos de intensas crises.

Depois de abraçarem os seus poderes, os dois resolveram se tornar vigilantes e combater o crime, e juntos buscaram vingança e mataram Marshall. Manto e Adaga passaram por diversas super equipes: aliaram-se aos X-Men, Defensores Secretos, tornaram-se amigos do Quarteto Futuro, do Homem-Aranha – que sempre os viu como boas pessoas que fizeram algumas decisões ruins, especialmente quando estavam tentando matar Marshall -, fizeram um team up com os Vingadores Secretos, Demolidor e também tiverem sua importância no arco da primeira Guerra Civil dos quadrinhos, dentre outras inúmeras histórias.

 


Gostou do texto? Curte os personagens Manto e Adaga? Deixa um comentário, compartilha com alguém ou vem trocar uma ideia nos nossos grupos do Facebook e do Telegram. E assina nosso Padrim

The following two tabs change content below.

Jardas Costa

PontoCaster, fã da DC e da Marvel (não DC vs Marvel), apreciador de um bom kalzone e sempre esperançoso por toda obra que está por vir, porque todo bom filme é uma boa forma de se compartilhar a vida.