Livros-Jogos: O Que Você Faria?

Todos já pensamos enquanto vemos alguma história de herói que se estivéssemos ali teríamos feito diferente – claro, nem todos pensam da mesma forma. Assim é o incrível mundo dos livros-jogos, onde VOCÊ é o herói!

05j-a-cidade-dos-ladroes.jpg

Os livros têm como base o mundo de RPG padrão, onde você encontra todo tipo de criatura, buscas por tesouros perdidos e aceita missões claramente suicidas. Cada livro tem uma história própria e independente, não é preciso ler/jogar em ordem, porém alguns lugares ou cidades são citados em mais de um livro, o que deixa claro que todos fazem parte de um único grande mundo de fantasia.

Mas como funciona? Tudo o que você precisa é papel, lápis, borracha e dois dados de seis faces (ou seja, 2d6). No início da aventura você cria seu personagem e ele se baseia em três atributos: Habilidade (força de combate), Energia (vida) e Sorte (sempre útil) que são decididos aleatoriamente pela rolagem dos dados. Algumas aventuras têm diferentes mecânicas e equipamentos iniciais, o que as torna únicas. A parte da aventura é bem simples: à medida que você lê o livro, ele te fornece opções do que fazer, e cada escolha continua em outra parte do livro. Isso pode parecer loucura pra alguns – o fato de o livro não ser linear -, mas de confuso mesmo só os labirintos que te desafiam no jogo.

a-ilha-do-rei-lagarto-ian-livingstone-livro-rpg-edit-jambo-522901-MLB20422378130_092015-F

Existem diversas formas de jogar, e eu gosto de pensar que sou eu ali na primeira vez que jogo. Quando meu personagem morre (sim, isso acontece), eu faço os próximos com outras personalidades: corajoso, medroso, arrogante, etc. – tornando a aventura muito mais divertida e difícil. Digo por experiência de quem jogou 452637 vezes a Masmorra da Morte, é frustrante seu personagem morrer por besteira, sim, mas isso só serve de motivação para a próxima tentativa.

No fim, o importante é não ter medo de se arriscar e começar tudo de novo, e de novo, e de novo…

 ***

Se gostou e quer mais você pode:

Ouvir nossos podcasts (vá para 38)

Saber sobre Literatura (vá para 15)

Saber sobre Jogos (vá para 42)

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.