Lista #17 – 17 Séries de Comédia Melhores Que “The Big Bang Theory”

Alguns dizem que é a melhor série de comédia de todos os tempos.

Outros dizem que é a série de comédia que melhor representa os nerds (sic).

Ainda há quem diga que é uma série de comédia boa.

E a principal semelhança entre esses argumentos é que eles estão todos errados.

Não vou me dar ao trabalho de dizer o porquê de The Big Bang Theory não ser uma série boa – não por ora -, mas vou seguir a tendência dos argumentos de quinta série, o clássico “então faz melhor!”, e vou entregar para vocês dezessete séries de comédia que, sim, fizeram melhor que TBBT em algum aspecto.

Como sempre, a minha lista não está em ordem de preferência, mas cronológica. Se ainda assim quiser pensar numa lista de prioridades, pense em uma pirâmide invertida, onde todas essas estão acima de TBBT. Vamos lá?

1. Seinfeld (1989-1998)

seinfeld
Temporadas: 9
Aspecto Que É Melhor: Todos, basicamente. Para pontuar um: piadas que não são forçadas.
É Sobre: nada. A premissa de Seinfeld é simplesmente relatar o dia a dia de quatro amigos de caráter duvidoso na cidade de Nova Iorque. Não tem drama romântico. Não tem um grande arco de descoberta. Não tem nem desenvolvimento notável de personagens. Eles só vivem, como pessoas medianas, mas o roteiro da série e principalmente as atuações são memoráveis. Não foi à toa que o episódio final da série foi um dos programas com maior audiência da história dos EUA.

2. Frasier (1993-2004)

frasier

Temporadas: 11
Aspecto Que É Melhor: Dinâmica dos persoangens.
É Sobre: o psicólogo radialista Frasier, que saiu de outra série de comédia clássica, Cheers, para ter seu próprio spin-off. A maneira como os personagens se relacionam, mesmo sendo muito diferentes, foi um dos fatores que permitiu que a série durasse onze anos.

3. Friends (1994-2004)

2124371385
Temporadas: 10
Aspecto Que É Melhor: Protagonistas igualmente carismáticos. Ou vai falar que você assiste TBBT por causa do Leonard?
É Sobre: você certamente já sabe a essa altura da sua vida, mas Friends fala das venturas e desventuras de seis amigos morando em Nova Iorque ao longo de dez anos. Embora não seja perfeita, como às vezes é alardeado, a série tem o dom de passar os mesmos episódios há mais de 20 anos e manter uma audiência fiel às suas reprises – e fãs que até hoje pedem que a série retorne.

4. That 70s Show (1998-2006)

70155610_w
Temporadas: 8
Aspecto Que É Melhor: Retrato de uma geração.
É Sobre: jovens que passam pela melhor fase de suas vidas em plenos anos 70. Trampolim da carreira de Ashton Kutcher e Mila Kunis, a série começa meio patinho feio e ganha confiança e estabilidade ao longo de sua exibição, após acertar seu tom.

5. Scrubs (2001-2010)

Season_3_iTunes_Artwork
Temporadas: 8 + 1 temporada spin-off
Aspecto Que É Melhor: Peso dos personagens. Você consegue de fato se importar caso aconteça algo com um deles.
É Sobre: jovens médicos iniciando sua carreira no hospital Sacred Heart. Uma das minhas séries favoritas, te leva da gargalhada às lágrimas em poucos minutos. Personagens cativantes, referências pop e ótima trilha sonora constroem uma série inesquecível – que durou tempo demais. A nona e última temporada, chamada pelo criador de “Scrubs – Med School“, foi considerada um spin off dentro da série, que fracassou miseravelmente.

6. Arrested Development (2003-2006; 2013-atual)

k-bigpic
Temporadas: 4
Aspecto Que É Melhor: Humor inteligente.
É Sobre: uma família que perdeu tudo, e o filho que não teve escolha senão mantê-los todos juntos. Essa é Arrested Development, uma das séries mais divertidas, estranhas e inteligentes do século XXI.

7. How I Met Your Mother (2005-2014)

how-i-met-your-mother_qw3r.640.jpg
Temporadas: 9
Aspecto Que É Melhor: Trama. Por mais que tenha sugado até o tutano de sua proposta, pelo menos “HIMYM” tinha uma razão de existir, mesmo quando falhava em ser engraçada.
É Sobre: um homem chamado Ted Mosby que, no futuro, decide contar para seus filhos a história de como conheceu a mãe deles. Por nove anos, aparentemente. O peso dramático de alguns episódios e a maneira com que lidam com suas consequências é um dos destaques da série.

8. The Office (2005-2013)

office-with-toby1
Temporadas: 8
Aspecto Que É Melhor: Personagens críveis. Por mais estranhos e deslocados que eles possam parecer – e Dwight Schrute é o símbolo máximo disso -, os personagens não parecem ter saído da mente de uma pessoa que nunca se relacionou de fato com seres humanos.
É Sobre: um falso documentário da rotina de um escritório. Catapultou a carreira de Steve Carrell, aqui em seu eterno – e melhor – personagem, Michael Scott.

9. 30 Rock (2006-2013)

2013_1022_30rock_Show_KeyArt_1920x1080_GY
Temporadas: 7
Aspecto Que É Melhor: Tudo, especialmente humor e representação feminina.
É Sobre: os bastidores de um programa de variedades chamado “The Girlie Show“. Tina Fey, criadora e protagonista da série, se baseou nos seus dias como roteirista-chefe de Saturday Night Live para construir o programa. O Jack de Alec Baldwin é o equilíbrio perfeito para a Liz Lemon de Fey. Outra série imperdível.

10. The IT Crowd (2006-2010)

itcrowdsplash
Temporadas: 4 temporadas + 1 especial
Aspecto Que É Melhor: Retratação do (*suspiro*) “nerd”.
É Sobre: um departamento de TI em uma grande empresa que recebe como gerente uma mulher que, embora ótima na gestão dos funcionário, não entende absolutamente nada de tecnologia. Um clássico.

11. Archer (2009-atual)

key_art_archer
Temporadas: 7
Aspecto Que É Melhor: O fato de ser realmente engraçada. E bordões melhores também.
É Sobre: um agente secreto egocêntrico e metido, e sua equipe de figuras excêntricas. Para saber mais, veja nossas Primeiras Impressões, sem spoiler, da sétima temporada.

12. Community (2009-2015)

content_pic
Temporadas: 6
Aspecto Que É Melhor: Humor e referências da cultura pop.
É Sobre: um advogado que perde sua licença e tem que voltar para a faculdade – mas não qualquer uma. Greendale é uma faculdade pública onde todos querem uma segunda chance, mas poucos se esforçam para consegui-la. Hilária e apaixonante em seu início, a série perdeu força ao longo de sua exibição, foi cancelada e voltou para finalizar sua profecia de “seis temporadas” pelo Yahoo!, finalmente podendo descansar em paz.

13. Modern Family (2009-atual)

modern
Temporadas: 7
Aspecto Que É Melhor: Evolução dos personagens. Nós vemos de fato que o tempo passa para eles, não só em eventos para gerar audiência – como casamentos e formaturas, ou o que seja -, mas em maturidade dos personagens, a cada episódio. Isso se perdeu um pouco nessa sétima temporada, mas ainda é evidente nos anos anteriores.
É Sobre: este estilo de família moderna, composta por casais diversos e filhos fora do padrão forçado pela sociedade. Leve e divertida, consegue entregar episódios criativos mesmo após 7 anos no ar.

14. Parks & Recreation (2009-2015)

2013_0821_Parks_and_Recreation_640x320_Mdot
Temporadas: 7
Aspecto Que É Melhor: Personagens carismáticos. Você não começa a gostar dos personagens somente porque eles te representam, de uma maneira estranha, mas porque eles são realmente agradáveis – ou desagradáveis – de um jeito encantador.
É Sobre: o departamento de Parques e Recreação da cidade fictícia de Pawnee, Indiana. Lá, ninguém parece realmente interessado em fazer o bem para a cidade, exceto Leslie Knope, uma mulher irrevogavelmente otimista. Planejada inicialmente para ser um spin-off de The Office, Parks foi co-criada por Amy Poehler, melhor amiga de Tina Fey dos tempos de Saturday Night Live. Ah!, e catapultou a carreira de Chris Pratt, que depois foi fazer “Guardiões da Galáxia” e “Jurassic World“.

15. New Girl (2011-atual)

New-Girl-season-4__2
Temporadas: 5
Aspecto Que É Melhor: Personagens estranhos que são mais do que só isso. Embora suas estranhezas sejam marcantes, New Girl traz outros elementos para cada um deles, impedindo que eles se tornem unidimensionais.
É Sobre: Jessica Day, uma jovem adulta que, após terminar um relacionamento, se vê obrigada a dividir um apartamento com três caras tão estranhos quanto ela.

16. Brooklyn Nine-Nine (2013-atual)

Brooklyn-Nine-Nine-TV-Series
Temporadas: 3
Aspecto Que É Melhor: Arcos de cada temporada. Embora não seja necessário que as comédias trabalhem assim, quando Brooklyn Nine-Nine decide criar um arco durante sua temporada, ela consegue fazer isso de forma interessante.
É Sobre: 99º Departamento de Polícia de Nova Iorque, situado no Brooklyn, e suas figuras, lideradas pelo detetive Jake Peralta – que consegue ser simultaneamente ótimo no seu trabalho e uma criança em corpo de adulto. A Loucademia de Polícia do século XXI.

17. Silicon Valley (2014-atual)

silicon-valley
Temporadas: 3
Aspecto Que É Melhor: A The Big Bang Theory que deu certo, Silicon Valley é uma série sobre (*outro suspiro*) “nerds” para “nerds”. A série da HBO não precisa nivelar seu conteúdo por baixo e, mais importante, não explica cada uma das piadas que faz.
É Sobre: um grupo que inicia uma start-up no Vale do Silício e subitamente se torna uma mina de ouro. O problema é que os caras, capitaneados pelo programador Richard, são tão bons em tecnologia quanto são ruins em administrar empresas e suas vidas sociais. Mesmo com esse viés, a série é acessível e divertida mesmo para os leigos (como por exemplo este que vos fala). Uma das partes mais legais da série é como eles habitam o mesmo universo que nós – não perdoando figuras como Steve Jobs em suas críticas, e com participações especiais até de executivos do Google.

*

E é isso! Lembrou de mais alguma? Discorda de alguma dessas? Acha The Big Bang Theory uma série excelente? Comenta aqui embaixo quais seriam suas escolhas, suas divergências e qual remédio receitado pelo seu médico você esqueceu de tomar.

 

The following two tabs change content below.

erikavilez

Erik (sem C) é escritor, roteirista e dançarino de hula profissional lá fora. Aqui dentro, Erik é redator-chefe e comercial do site, além de criador, host e editor do PontoCast, o podcast carro-chefe da casa.