Lista #10 – 5 Filmes Para quem Gosta de Rock

HARK!

O Dia do Rock foi dia 13, mas nós ainda estamos no clima para falar desse estilo, não apenas musical, mas de vida e atitude. Nessa pequena lista, falamos cinco filmes que trazem consigo não apenas trilhas sonoras marcantes do mundo do rock, mas personagens que ajudam a construir e a solidificar toda a indumentária e atitude dos roqueiros de plantão. Vamos a lista

1 – The Wonders – O Sonho não Acabou (1996) 

São os anos 60, os cabelos estão bem cortados ou cheios de gel e as moças dançam mexendo os braços daquela maneira característica. Esse é o cenário de The Wonders – O Sonho não Acabou. Entretanto, como bom filme dos anos 90, estão no elenco Liv Tyler e Tom Hanks (1001 utilidades, dirigiu, escreveu canções e atuou). O que temos aqui é a história de como um baterista sortudo, pois substitui o baterista oficial que quebrou o braço antes do show, tirou a banda da garagem e os levou ao estrelato. Guy Patterson (Tom Everett Scott) substitui o baterista oficial da banda que, até então, se chamava Oneders (pronunciado one-ders, ou wonders) para uma apresentação num show de talentos. A substituição, nos primeiros dez segundos de música assusta, pois ele puxa uma balada melancólica num ritmo acelerado, e os músicos ficam  perdidos, entretanto, todo mundo sabe que no rock, a gente toca no tempo do baterista. A música funciona tão bem que eles ganham o concurso. Posteriormente, o que é retratado é o inevitável destino das melhores bandas dos últimos tempos das últimas semanas. The Wonders vira um sucesso de um hit só. Caso você não se importe de ficar meses cantando “Do, do that thing you do!” (sim, cantei mentalmente) fica aí a dica.

Ah! E para quem gosta de piadinhas de músicos, o baixista não tem nome 😉

2 – O Roqueiro (2008)

E por falar em bateristas mudando o curso da história, em 2008 foi lançado “O Roqueiro” (“The Rocker”), que conta a história de uma banda de adolescentes que precisava de um baterista para tocar no baile de formatura. Eles acabam chamando o tio de um outro membro da banda, Robert “Fish” Fishman (Rainn Wilson), que foi um baterista de um banda famosa (entenda-se farofa) dos 80. Aqui temos todas as piadas clichê com todos os clichês do rock n’ roll, a vibe é bem Sessão da Tarde, mas o filme é divertidíssimo.

3 – Escola do Rock (2003) 

Seguindo (quase) a mesma lógica de A Sociedade dos Poetas Mortos; o professor revolucionário na escola conversadora. Porém, nesse caso, o professor é ninguém menos que um guitarrista e vocalista chutado da própria banda, Dewey Finn (Jack Black). É nesse momento que “surge uma oportunidade de ouro”, fingindo ser o colega de quarto, Dewey aceita um emprego de professor substituto e, percebendo que seus alunos tem grande talento musical, ele resolve fazê-los padawans  das forças do Rock n’ Roll.

4 – Tenacious D em: A Palheta do Destino (2006)

E, por falar em Jack Black e clichês do Rock n’ Roll, em Tenacious temos os dois em cena junto com Kyle Gass indo atrás daquele é o segredo de todas as as bandas épicas da história: a palheta do destino. Este instrumento do poder rock n’ roll foi feito do dente do próprio Satã para dar sucesso heavy metal a quem o possuir. O filme é um musical, o Tenacious D realmente existe enquanto duo rock n’ roll (eventualmente banda) e os destaques de A Palheta do Destino são aparições mais do que especiais de gente como Ronnie James Dio, Ben Stiller e Dave Ghroll (atuando como ninguém mais ninguém menos que Belzeboss). Vale a pena conferir.

5 – Johnny and June (2005)

Para encerrar com chave de ouro, temos este maravilhoso filme que conta a história de um ícone na história do rock: Johnny Cash, é claro, ainda muito influenciado pela música country da época. Mas como não achar relevante um dos primeiros homens a dizer que roupa preta não é só para velórios? O filme traz como foco o relacionamento de Johnny Cash (Joaquin Phoenix) e June Carter (Reese Witherspoon), mas de quebra, vem toda a efervescente cena musica da qual Johnny fez parte e grandes músicas do próprio Johnny Cash.

Espero que tenham gostado desse singela lista, é claro que deixei de falar muita coisa, então deixem comentários!

The following two tabs change content below.
Hippie com raiva.