Yellow Sounds #36 – Garbage (1995)

“As bandas mais interessantes são aqueles que incorporam todos os elementos de punk, funk, techno, hip hop…”

garbage capa.jpg

Não faz muito tempo, o Garbage divulgou o clipe para a música Empty, primeiro single do álbum Strange Little Birds, que será lançado em junho deste ano.

Ouvi, assisti e me questionei por não ter dado a devida atenção à banda antes. Há mais tempo, Garbage me chamou a atenção por ter Butch Vig, o cara por trás de Nevermind e Wasting Light. Há outros bons álbuns no currículo dele e eu o associava ao grunge e ao rock.

Talvez essa tenha sido a razão de qualquer surpresa que tenha me afastado da banda no passado. Comparativamente, Garbage é quase pop – um rock alternativo com eletrônica – e, até pouco tempo, eu não estava lá muito interessada nisso. As coisas mudaram o suficiente para que eu não deixasse de me aventurar pela discografia mesmo após saber que Butch criou a banda em resposta ao Nirvana e ao Smashing Pumpkins, em uma tentativa de fugir desse som e de bandas que soavam iguais a isso.

Para cumprir essa missão, Butch Vig juntou seus velhos conhecidos Steve Marker e Duke Erickson. Shirley Manson foi chamada para ser a voz da banda e acabou se tornando figura central – e não simplesmente por ser a frontwoman ali. Seu carisma e habilidade como compositora influenciaram muito o Garbage – banda e álbum homônimo que aparece em nossa lista-guia dos “1001 discos para ouvir antes de morrer”.

garbage

Garbage (o álbum) é fruto do perfeccionismo dos três produtores, do desejo de apresentar algo diferente e do conhecimento necessário para unir diferentes elementos e influências para experimentar, entregando algo que veio a ser considerado inovador. É também o casamento de tudo isso à simplicidade de Shirley, sua visão feminina e de toda a bagagem – inclusive emocional – que ela soube colocar nas letras e interpretações.

O álbum de maior sucesso da banda foi lançado há mais de 20 anos. Teve cinco singles, dentre eles estão Queer, Stupid Girl e Only Happy When It Rains que coloco entre minhas favoritas. Vow e Milk também fizeram parte da divulgação, mas minha lista se completa com My Lover’s Box e Fix Me Now.

Põe pra tocar! Garbage é uma boa pedida para animar o feriado 🙂

The following two tabs change content below.

lrmatta

Lari Reis é um ser de outro planeta que acredita que se transformará em purpurina roxa quando morrer. Até lá, passa o tempo tentando aprender algo sobre música.