Fresh Off the Boat (2015-atual): adaptando-se e sobrevivendo em novas realidades

“Fresh Off the Boat” é baseada no livro autobiográfico de mesmo nome do chef Eddie Huang, e é exibida pela ABC desde 4 de fevereiro de 2015. É a primeira série com protagonistas asiáticos desde All-American Girl (1994-1995), e atualmente possui três temporadas.

A série se passa nos anos 90 e conta a história dos Huang, uma família taiwanesa-chinesa-americana que muda da comunidade asiática de Chinatown (Washington) para os subúrbios com brancos americanos em Orlando (Flórida). Todos lidam com o choque cultural da sua maneira, o que faz com que cada personagem seja único.

fresh off the boat

Jessica (Constance Wu, de “Parallels”) é a engraçada matriarca. Econômica (muitos diriam mão-de-vaca), conta dinheiro quase que ao nível de Julius de “Todo Mundo Odeia o Chris”, adora promoções e pechincha tudo. É adepta ao “amor bruto”, sendo exigente com estudos, querendo namorada asiática para o filho, não deixando as tradições morrerem e principalmente dando importância à sua cultura.

Louis (Randall Park, de “A Entrevista”) é o grande motivo de se mudarem, pois foi para Flórida para abrir um restaurante de carnes bem no estilo cauboi do Velho Oeste. É um pai amável e menos exigente, um marido apaixonado, uma pessoa inocente e até mesmo passiva.

Eddie (Hudson Yang) é o típico adolescente rebelde. Uma das coisas mais interessantes da série é ele não ser ligado à cultura asiática, gosta mesmo é de hip hop, basquete, calças e tênis largos, e não é nada estudioso. Já Emery (Forrest Wheeler), filho do meio, e Evan (Ian Chen), o caçula, formam uma dupla dinâmica cativante: inteligentes e dedicados, querem a aprovação dos pais a qualquer custo. Sentem prazer em aprender, competem entre si e dão vontade de apertar as bochechas. Além deles, temos a Grandma Huang (Lucille Soong de “Desperate Housewives”) é a mãe do Louis, sendo a matriarca que só fala chinês e anda com cadeira de rodas. A velhota é astuta, moderna, exigente e muito divertida sem precisar de esforço.

fresh off the boat

Por algumas descrições, já deu para perceber que a série é recheada de estereótipos – tanto de asiáticos quanto de americanos -, tecendo comentários positivos e negativos a ambas as culturas ao mesmo tempo, e cheia de referências ao Sonho Americano. “Fresh Off the Boat” nos mostra uma vizinhança de donas de casa fúteis – algumas engraçadas e outras apenas bobas -, e encontramos outro exemplo no melhor amigo de Louis, que é um dentista rico casado com uma mulher muito mais nova que ele. Na escola das crianças há somente um negro, e tem os clichês de sempre: o nerd, o gordo, o estranho, o rico e o descolado.

“Qual deles diz que eu sou rica o suficiente para ser convidada mas não rica o suficiente para você me pedir dinheiro?”

Jessica Huang

A série é leve, carismática e muito engraçada, nos mostrando uma típica família com suas próprias culturas, manias, brigas e companheirismo. Houve várias participações especiais; Stan Lee, Michael Bolton, Shaquille O’Neal, Billie Jean King, Jimmy Jam, Terry Lewis, Scottie Pippen e Ed Lover fizeram aparições no programa.

Apesar da sitcom ter uma audiência boa, o verdadeiro Eddie Huang não está satisfeito e critica como sua família está sendo representada. Ele cresceu sendo vítima de violência doméstica e diz que a série suavizou muito sua história, além de ter sofrido preconceito nos EUA – um lado que a série não mostra, às vezes transformando em comédia uma passagem que era para servir de ensinamento de como o choque cultural é estranho. Por outro lado, Eddie pelo menos está feliz com vários asiáticos se identificando com a série.

fresh off the boat
-Ei, chefe, esse trabalho tem férias? -Seu trabalho já é férias da sua pobreza.

Vale muito a pena tirar uns 20 minutinhos para se distrair com “Fresh Off the Boat” e seu clima anos 90 recheado de referências. Quem sabe você não aprende com a Jessica táticas infalíveis de pechinchar, ou com o Louis como incentivar seus filhos sem exigir muito, ou com o Eddie a como apreciar música, ou com Evan a como ser dedicado, ou com Emery a como ser gentil e cuidar do interesse de todos – ou até mesmo com a Grandma, a como ser descolada e independente. “Fresh Off the Boat” é uma série leve que certamente vai te distrair e se sentir mais à vontade junto a vários outros peixes que se sentiram – e sentem – tão fora d’água quanto você.

***

Este texto foi escrito por Lenise Moretti, rainha das séries (boas e ruins), membro do Cantinho Sentimental, do Vilacast, tuiteira (twitter.com/lelemoretti) e a melhor social media do PontoJão.

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.