Comentário: Star Wars e a Filosofia (2015)

Com o boom que Star Wars VII – O Despertar da Força causou na indústria do entretenimento até poucos meses atrás, para alegria dos fãs, houve uma enxurrada de produtos da franquia e nós falamos bastante de Star Wars aqui no PontoJão, como vocês puderam acompanhar. Portanto, não é demais imaginar que nós gostamos muito de Luke Skywalker e sua turmina do barulho, então, eu, nas férias, enquanto aproveitava para ler e adquirir livros, vi as palavras “Star Wars” e “Filosofia” na mesma capa, Não pude resistir e já fui colocando no carrinho sem nem perguntar o preço.

Resultado de imagem para star wars e a filosofia

Essa combinação de “alguma coisa da cultura pop” e a filosofia, não é novidade. É possível achar várias coisas do tipo, como por exemplo “Metallica e a Filosofia” sem fazer muito esforço. Nesse sentido, o que o livro propõe é bem simples, pegar tramas e subtramas, personagens e o desenvolvimento de alguns acontecimentos do universo abordado e interpretá-lo à luz de filósofos de várias escolas. Então, o livro que é de autoria colaborativa, organizado por Kevin S. Decker e Jason T. Berl, analisa questões como a incrível semelhança entre o pensamento Jedi e o Estoicismo Platônico, se a Aliança Rebelde é uma organização terrorista ou não, as relações entre os lordes Sith e o Niilismo, e qual é a real culpa de Jar Jar Binks na acensão de Palpatine ao poder sob a ótica da filosofia moral.

O melhor que o livro tem a oferecer, além diversas referências a Star Wars que vão além do filme (muito além), explorando as séries de quadrinhos que saíam pela Dark Horse, livros sobre personagens mitológicos da franquia e biografias e estudos sobre a obra de George Lucas, é o conteúdo para quem se interessa de verdade por filosofia. É claro, não quer dizer que após ler esse livro, você estará totalmente apto para discutir academicamente sobre assuntos filosóficos, embora um bom guia de leitura possa ser extraído das referências, mas poder fazer relações entre Darth Sidious e Nietzsche ou Obi-wan e Platão no papo da mesa de bar daquela aula da faculdade que você vai matar, certamente valerá a leitura.

The following two tabs change content below.
Hippie com raiva.