Comentário: Guerra Civil – De Que Lado Você Está?

“Policiais têm de treinar e portar distintivos, mas isso é chato demais para Tony Stark. Nada disso. O Sr. Bilionário aqui garante que basta ter poderes e fazer pose de machão pra montar sua própria supergangue. Você financia essa loucura, Stark. Com seus bilhões imundos.”

-Mãe de uma das vítimas.

“Acho que esse plano vai nos dividir ao meio. E nos levar à guerra uns contra os outros.”

-Capitão América.

Civil_War_Fight

Com o filme “Capitão América: Guerra Civil” se aproximando, uma grande campanha foi instigada para divulgá-lo. A campanha gira em torno da discussão já trazida no quadrinho que é: #timecapitãoamerica e #timehomemdeferro.

No quadrinho uma grande tragédia acontece, onde muitas crianças morrem deixando os Estados Unidos chocados e duvidosos sobre a atitude constante de seus “super-heróis”, e as consequências de seus atos. Aqui quero mostrar os dois pontos sobre esta discussão social interessantíssima e não deixar você sem argumentos quando for conversar sobre qual ideologia você apoia.

Tony Stark:Iron-Man-vs-Captain-America-in-Civil-War-Marvel-Comics

Após a tragédia, Tony Stark (Homem de Ferro) foi altamente impactado com a morte das crianças. Com isto em mente, ele apoia a iniciativa do governo que visa treinar os superpoderosos, dar salário e férias, mas principalmente, fichá-los. No filme aparentemente irão trazer as grandes batalhas ocorridas em Nova York, África do Sul e outros países.

A decisão de ter informações pessoais sobre todos os super-heróis deveria ser tomada, pois deve existir um limite. Tragédias acontecem, assim como acontecem com policiais que também cometem erros, comprometendo vida de inocentes, e eles são penalizados por isso. Por que os super-heróis deveriam ser superiores à isso?

Com a quantidade de super-humanos aparecendo, deveria ter uma forma de treinamento para que se tornassem mais responsáveis e eficientes em seu trabalho. Prédios foram desmoronados, cidades destruídas e vidas inocentes colocadas em perigo ou mesmo terminadas por falta de treinamento e irresponsabilidade. Tudo isso poderia ter sido evitado com uma regulamentação.

Capitão América:spider-man-amazing-civil-war-cap-iron.0

Com a lei de regularização, o governo pretende combater os super-heróis “rebeldes”, que não desejam entregar suas identidades ao governo. Mesmo impactado com a morte de todos os pequenos cidadãos americanos, Capitão América enxerga que esta lei pode trazer muito mais problemas do que soluções.

O Capitão América pode trabalhar para a SHIELD, mas ele serve primeiramente ao espírito americano. Com este espírito em mente, prender cidadãos que arriscam suas vidas todos os dias para proteger a população é algo ultrajante e contra a moral americana. Aqueles que dedicaram suas vidas para servir o país não podem ser postos atrás de barras por não quererem botar as vidas de suas famílias e amigos em risco ao revelar suas identidades.

Como vimos no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, a Hydra estava infiltrada há anos na SHIELD, mostrando como é possível ter acesso a informações que seriam mortais aos nossos queridos super-heróis.

Lembrando da natureza militar de Steve Rogers, devemos levar em conta que soldados de operações especiais também tem suas identidades desconhecidas e apagadas, para que nenhum mal alcance aqueles que não deveria alcançar.

*

Tendo isto em mente espero que você se divirta no filme, mas que também pense e discuta bastante com seus amigos e família sobre os pontos apresentados (assumindo que serão bem apresentados).

E mais importante: de que lado você está?

#TeamJão

***

Quer ganhar QUATRO ingressos para ver o filme “Capitão América: Guerra Civil”? Clica logo aqui!

Veja este vídeo do CinescópioTV para entender os eventos dentro das HQs.

E leia também nosso texto de resumo sobre a HQ “Guerra Civil”.

 

The following two tabs change content below.

caiosantanasilveira

Professor, fotógrafo, sashônico, randômico e Mestre das Orcas às terças-feiras