Coluna | Vira a Página #68 – Prison Break em mangá e o possível retorno do Batman de Tim Burton na DC

Engana-se quem pensa que adaptações de quadrinhos são uma via de mão única. Enquanto vemos filmes e séries adaptando com fidelidade ou não todo tipo de histórias, esquecemos que o inverso também pode acontecer nas páginas das HQs. E é exatamente sobre isso que o Vira a Página de hoje irá abordar com duas notícias bem curiosas, sendo uma sobre o mangá de uma dupla de irmãos fugitivos e a outra sobre a possibilidade de um revival da primeira versão do Homem-Morcego dos cinemas.

Segundo notícia publicada no site Newsarama, o desenhista Hikosuke Soyama está adaptando a primeira temporada de Prison Break como mangá. Seu trabalho pode ser conferido no site Piccoma, onde até o momento foram disponibilizadas algumas páginas como amostras grátis. Até então, não há nenhum anúncio da Fox sobre a publicação da revista fora do Japão. Enquanto isso, os fãs aguardam a estréia de uma sexta temporada da série que retornou em 2017 para uma temporada especial de 9 episódios.

batman

É interessante como a ideia de adaptar a série em mangá acaba se tornando uma carta de amor de um fã. De certo modo, este trabalho acaba resgatando mais uma vez a memória de Prison Break que, senão fosse pelo carinho de seu público, provavelmente não teria voltado para uma nova temporada após ter sido encerrada em 2009 e retornado anos depois para mais uma história. Se a moda pegar, quem sabe futuramente não veremos outras adaptações de séries de tv finalizadas nos quadrinhos. Se for bem feito, seria ótimo pois abriria a oportunidade para outros autores de HQs trazerem novas abordagens para personagens já conhecidos.

Quem também pode surfar nessa onda é a versão do Batman dirigida por Tim Burton e estrelada por Michael Keaton. De acordo com uma notícia do site da CNN Entertainment, existe a possibilidade de uma continuação das histórias dos filmes do herói de forma parecida com o que ocorreu em Batman ’66 e Batman: Arkham Knight. Em entrevista, Jim Lee, co-editor e CCO da DC Comics, comentou sobre a possibilidade. “Nós ainda recebemos roteiros de criadores que dizem, ‘Hey, essa foi a propriedade que me fez um fã dos quadrinhos. Nós podemos fazer uma HQ que se conecta diretamente nessa realidade apresentada na telona?’”, revela.

Sobre essa notícia, vale comentar algo que não está nela. Primeiramente, o fato de que neste ano o Batman completa 80 anos de existência contados a partir da sua primeira aparição na revista Detective Comics 27. Por isso, não seria uma ideia tão ruim “reviver” esta versão do herói nos quadrinhos ainda mais levando em conta que, depois da trilogia Nolan, esta é uma das versões mais fieis e lembradas do personagem. Na verdade, isto seria uma homenagem mais do que merecida para o trabalho de Tim Burton à frente da franquia. Fiquemos na torcida!

Leia mais:

TarjaCast 90 – Octogen… BATMAN!
Batman comemora 80 anos de muitas histórias, versões e mídias
Crítica de Batman (1989)
Crítica de Batman – O Retorno (1992)
Lista – Tim Burton (Piloto)

Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast.

Gostou do texto? Gosta de escrever também? Seja um colaborador do PontoJão! Entre em contato conosco pelo Twitter, pelo grupo do Telegram ou mande um e-mail para contato@pontojao.com.br