Classicologia #19- Branca de Neve e os Sete Anões (1937)- Muito Além do “Espelho, Espelho Meu…”

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”

large

Ah! Branca de Neve e os sete anões, a primeira animação em cores produzida pelo cinema, em 1937. Walt Disney realizou um sonho pessoal e provou que animações podem ser obras de arte. Clássico da literatura, um marco na história do cinema. Um dos filmes essenciais de nossa infância e responsável por perpetuar na cultura popular uma imagem que caracteriza um dos contos de fada mais famosos do mundo.

Branca de Neve e os Sete Anões…

large (1)

É a famosa história da princesinha levada para a floresta para ser morta, a mando de sua madrasta. Entretanto, o caçador que deveria matá-la, a deixa partir. A garotinha, então, encontra uma cabana habitada por sete anões e passa a viver com eles até o dia em que sua madrasta descobre que ela está viva. Disfarçada de velha, ela entrega à Branca de Neve uma maçã envenenada que a faz cair em sono profundo.

O Conto

Grimm's_Kinder-_und_Hausmärchen,_Erster_Theil_(1812).cover
Capa de uma das primeiras edições de compilação dos Contos de Grimm

Apesar de poucas pessoas saberem, existe diferença entre o que é classificado como Contos Maravilhosos e Contos de Fadas. Os Contos Maravilhosos tem como eixo uma problemática social, onde o personagem principal “dá a volta por cima”, vencendo as barreiras que a vida lhe impôs em função de sua situação humilde. Já os Contos de Fadas apresentam um personagem em busca de uma auto-realização em função, na maioria das vezes, de conflitos de gerações. Eles também se caracterizam por ser uma espécie de Fábulas, em que os animais conversam e de onde pode-se tirar uma lição de moral.

Branca de Neve e os Sete Anões se encaixa no gênero dos Contos de Fadas, sendo um dos contos publicados pelos Irmãos Grimm, responsáveis por coletar e divulgar ao mundo vários estórias populares de origem alemã.  Ele foi publicado entre 1812 e 1822 numa coletânea dos irmãos. A versão publicada por eles tornou-se a mais difundida pelo mundo e base para a animação da Disney, entretanto, existem várias outras versões em países diferentes, o que caracteriza o estereótipo social de cada região onde é contada.

large

Uma das diferenças que podemos encontrar entre a versão da Disney e algumas outras, é a de apenas uma tentativa da Madrasta em matar Branca de Neve, através de uma maçã. Porém, há versões que dizem que antes da maçã, a Madrasta amarrava um laço de fita na cintura da garota, tentando sufocá-la. E há outras versões, que a maçã é trocada por um pente envenenado.

Branca de Neve e os sete anões na telona

Apesar de ter sido a primeira animação feita na história do cinema, fruto da ambição de Walt Disney, o ano de 1937 não foi a primeira vez que a princesinha apareceu na telona. Sua história já havia sido contada em uma película muda, datada de 1902! Esta película, tida como perdida nos dias atuais (só mais uma das muitas decepções que o tempo nos deu), foi feita por um pioneiro do cinema, chamado Siegmund Lubin. Depois dela, teve outra versão feita em 1910 por uma empresa francesa. Essa versão foi encontrada, em 2005, em uma coleção particular na Inglaterra.

Sem título
Marguerite Clarck como Branca de Neve em 1916

Em 1913 houve outra adaptação produzida por Pat Powers, empresário da indústria de filmes e animações dos anos 1910 e 1920. Já em 1916 houve duas produções, uma dirigida por Charles Weston, que deu preferência a atuação de crianças. A segunda foi dirigida por J. Searle Dawley e teve como intérprete de Branca de Neve a famosa atriz de sua geração, Marguerite Clark, que mesmo no auge dos seus 33 anos, foi elogiada pela interpretação. Há registros em biografias de Walt Disney, dizendo que essa foi a versão que inspirou sua produção de 1937.

Além dessas, existem outras versões da famosa história da princesinha e seus anõezinhos:

Branca de Neve e os sete anões, 1955

651

Floresta Negra, 1997

bruxa-cinema-melhores-feiticeira-malévola-angeline-jolie-1

Willa: an american snow White, 1998

download

Snow White: The fairest of them all, 2001

Snowhite

Espelho, espelho meu, 2012

espelho-espelho-meu

Branca de Neve e o Caçador, 2012

20090287

 

Branca de Neve e os sete anões deve ser assistido porque…

large (2)

É o resultado do sonho e da ambição de alguém. Um simples conto popular alemão que tornou-se uma adaptação cinematográfica extremamente rentável. O filme, colorido manualmente, extrapolou o orçamento de sua produção, mas o sucesso cobriu, com folga, esses gastos. Sua première ocorreu em Los Angeles, em 21 de dezembro de 1937, entretanto sua estreia oficial foi no Brasil em 10 de janeiro de 1938. Quando lançado em VHS, em 1994, o filme vendeu 10 milhões de cópias somente na primeira semana.

Foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora, e Walt Disney homenageado na cerimônia recebendo um das mãos de Shirley Temple uma estatueta cercada de sete miniaturas.

Uma obra-prima das técnicas do cinema, sucesso financeiro e entretenimento eterno. Não há como negar, Branca de Neve não é “apenas um rostinho bonito”, é um grande ícone literário e cinematográfico.

tumblr_mjm8ayG24o1qa70eyo1_500

The following two tabs change content below.