Classicologia #13- “Forrest Gump” (1994)- a vida é como uma caixa de bombons…

“Corra, Forrest, corra!”

500_poster

Não adianta! Final de ano é sempre a mesma coisa. Festas, comidas, família reunida e aquela sensação de que tudo vai mudar assim que passar o dia 31. Porém, sinto muito em lhes informar, mas nada vai mudar apenas com a virada de ano (sorry, mas é verdade!). Méritos, conquistas, contas pagas, um novo amor e seja lá mais o que for que as pessoas pedem nessa época do ano não se constroem sozinhas, ou você corre atrás para conseguir, ou fica à espera de um milagre mesmo.

E, muitas vezes, precisamos de um estímulo externo para tentarmos dar esse up na vida. E é aí que o cinema pode entrar! Filmes com temáticas de superação, conquistas são inúmeros. E, de acordo com o clima de final de ano (para alguns algo muito importante), resolvi escolher um filme que se encaixasse nessas qualificações, o que foi uma tarefa bem difícil, já que  existe uma quantidade bem grande de obras neste tema. Porém, diante da expressão “correr atrás” me veio imediatamente à cabeça o lindíssimo Forrest Gump, de 1994. Esse é um dos clássicos da nova geração, dirigido por Robert Zemeckis, responsável também pela trilogia de sucesso De volta para o futuro, de 1985.

large (1).jpg

Forrest Gump é protagonizado por Tom Hanks sendo este um dos papeis cruciais na demonstração de seu talento, que já havia sido exibido e aclamado em Filadélfia, de 1993.  A parceria Hanks/ Zemeckis foi novamente reproduzida em Náufrago, de 2001.

Forrest Gump…

large (2).gif

A trama do filme se baseia no personagem Forrest Gump (Tom Hanks) sentado em um ponto de ônibus contando sua história de vida para quem chega ao local. Forrest é um homem com Q.I. abaixo da média, e que quando criança tinha um problema nas pernas tendo que usar um aparelho para corrigi-las. Isso fez com que o garoto sofresse muita exclusão, sua única amiga era a pequena Jenny (Robin Wright Penn). Ela foi responsável por ajudar Forrest superar seu problema nas pernas e como única pessoa mais próxima dele, exceto sua própria mãe, ela acabou virando o grande amor de sua vida.

large (2).jpg

O enredo do filme percorre a trajetória de Forrest, passando por sua participação na Guerra do Vietnã e fazendo amizade com “Bubba” (Mykelti Williamson), que acaba morrendo, e o Tenente Dan Taylor (Gary Sinise) com quem funda uma empresa de pesca de camarão, sonho de “Bubba” que Forrest realizou. Depois ele volta aos Estados Unidos e reencontra Jenny. Após pedi-la em casamento e a moça negar, Forrest corre durante três anos pelo país de modo a amenizar sua dor. Ele vira notícia e fonte de inspiração para as pessoas em vários lugares dos EUA.

No final do filme descobrimos que Forrest é o pai do filho de Jenny, e que quando ela morre, infectada por um vírus (muito provavelmente o vírus da AIDS), Gump ensina ao seu filho tudo de bom que aprendeu e se orgulha pelo menino ser muito inteligente.

Tom Hanks 

Tom Hanks no filme Filadélfia, 1993.
Tom Hanks no filme Filadélfia, 1993.

Tom Hanks conseguiu, ao longo de sua carreira, construir atuações marcantes, além de também ser produtor, diretor e roteirista. se consagrou tanto em obras cult quanto em obras comerciais. Seu primeiro grande sucesso foi o filme Splash- uma sereia em minha vida, de 1984.

Depois de alguns outros filmes, Tom Hanks se consagrou e conseguiu indicações ao Oscar por filmes como Quero ser grande (1988); Filadélfia (1993) onde interpretou um advogado soropositivo, sendo uma das atuações mais aclamadas de Hanks; Forrest Gump (1994); O resgate do soldado Ryan (1998) filme dirigido por Steven Spielberg e considerado um dos melhores sobre a Segunda Guerra Mundial; e Náufrago, de 2001.

Náufrago, 2001
Náufrago, 2001

Tom Hanks voltou ao sucesso comercial com a adaptação cinematográfica dos livros de Dan Brown, O código da Vinci (2006), Anjos e demônios (2009) e está prevista para 2016 a estréia de Inferno. Neles, Tom Hanks interpreta o papel de Robert Langdon, um professor de simbologia e iconografia religiosa.

Forrest e os eventos históricos

Em alguns momentos do filme, Forrest Gump participa de vários acontecimentos históricos importantes e se encontra com ícones célebres. A tecnologia utilizada para que Tom Hanks interagisse com esses momentos foi responsável em dar ao filme o Oscar de Melhores Efeitos Especiais.

Alguns do momentos históricos vividos por Forrest no filme:

Ele foi descendente do fundador da Ku Klux Klan

kkk2
Nathan Bedford Forrest, fundador da Ku Klux Klan

Se encontra com Elvis Presley

Conhece John Kennedy

Participa da Guerra do Vietnã

Ele encontra Dick Cavett e John Lennon num programa de TV

Ele recebe uma carta do Tenente Dan onde diz que é acionista da Apple Inc.

 

Trilha sonora

large

Além de uma história bonita e cativante, Foreste Gump também proporciona ótimos momentos musicais. A trilha sonora do filme vendeu mais de 12 milhões de cópias, e contém vários clássicos da música americana dos anos 50, 60, 70 e primórdios dos anos 80.  As músicas se relacionam com o contexto histórico de cada época vivida por Forrest, além de ser uma reafirmação do patriotismo americano, desvelado em letras e sonoridades que remetem facilmente aos Estados Unidos.

Este link contém todas as músicas da trilha sonora:

https://www.youtube.com/watch?v=jbuvG9wCUKE&list=PL752FB5D5DEBCB651

Forrest Gump deve ser assistido porque…

large (4).jpg

Trata a questão da superação de limites e força de vontade de maneira leve e tocante. Forrest é um homem de sentimentos e atitudes quase pueris, que com sua inocência e Q.I. baixo conseguiu ultrapassar limites que os mais “espertos” provavelmente não fariam.

large (7).jpg

Ele é um mito que a maioria das pessoas gostaria que existisse. Um ser humano simples, que faz bondade com o coração aberto, que tira lição das menores coisas e que consegue ver o melhor de cada um mesmo nas piores situações. É, também, prova das voltas que nossa vida pode dar. Como ele mesmo ressalta logo no início do filme, que sua mãe dizia que “a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar…”

large (5)

The following two tabs change content below.