Comentário | 10 possíveis candidatos a Melhor Filme do Oscar 2019

Sim, ainda estamos em setembro, mas isso não significa que a corrida para o Oscar 2019 não esteja andando a passos largos. Estamos entrando no período em que alguns dos nomes que marcarão presença no evento do próximo ano estão prestes a serem mostrados para o grande público, e é uma boa oportunidade para começarmos a conhecer os candidatos. Nesta lista só estarão nomes de possíveis candidatos a Melhor Filme do Oscar 2019.

1- Roma

Alfonso Cuarón carrega duas estatuetas pelo filme “Gravidade”, mas desde 2014 não apareceu como concorrente em nenhuma das edições seguintes do Oscar. Este ano, porém, ele volta com toda a sua presença a frente de “Roma”, um filme que segue uma família mexicana de classe média durante um ano na Cidade do México, no início dos anos 70. O filme conta com um elenco sem nomes conhecidos e rostos mais comuns para carregar essa história, que já no trailer soa como um projeto de muita alma. O longa conta com uma excelente pontuação (96) no site do Metacritic. O filme não tem previsão de estreia no Brasil.

 

2- O Primeiro Homem (“First Man”)

O diretor Damien Chazelle já mostrou para a academia que sabe como fazer cinema – e já faturou mais de quinze indicações em apenas dois projetos. Dessa vez, a abordagem de Chazelle é um pouco diferente, já que em “O Primeiro Homem” ele decidiu sair do gênero musical para explorar uma biografia: a história de Neil Armstrong em sua jornada para se tornar o primeiro homem a caminhar na Lua. No elenco, mais uma vez trabalhando com Chazelle está Ryan Gosling ao lado de Claire Foy (“The Crown”), Kyle Chandler (“O Jogo da Noite”) e Jason Clarke (“Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi”). “O Primeiro Homem” estreia em 11 de outubro.

 

3- Nasce Uma Estrela (“A Star is Born”)

Bradley Cooper já deu as caras algumas vezes na cerimônia e já recebeu quatro indicações ao Oscar: três como ator e uma como produtor. Dessa vez, ampliando seu leque mais ainda, Cooper estreia como diretor e também atua ao lado de Lady Gaga neste drama musical. O filme vem recebendo ótimas críticas e desponta como um dos favoritos a receber indicações à estatueta dourada, tanto para o filme, como para dos dois protagonistas. A estreia está prevista para 11 de outubro.

 

4- The Favourite

Yorgos Lanthimos apareceu para a academia em 2015 como diretor de “O Lagosta“, filme que recebeu uma indicação por Melhor Roteiro Original. Desde então muitos olhos se voltaram para Lanthimos, e esse ano eles estão mais atentos do que nunca. “The Favourite” é uma comédia que gira em torno do relacionamento entre a Rainha Anne (Olivia Colman), que assumiu o trono recentemente, sua melhor amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) e Abigail (Emma Stone), a nova serviçal. O elenco se mostra forte e existem grandes chances de que o filme receba mais de uma indicação. “The Favourite” ainda não tem data de estreia marcada para o Brasil.

 

candidatos a Melhor Filme do Oscar 2019

5- Beautiful Boy

Steve Carrel é sem dúvidas um ator de muitas facetas, e entre comédias e dramas o cara manda muito bem. Mas ele não carrega esse filme sozinho. Thimotée Chalamet, indicado no ano passado como melhor ator por “Me Chame Pelo Seu Nome“, protagoniza o filme ao lado de Carrel. O longa é baseado nas memórias de David e Nic Sheff, um pai lidando com a dependência química de seu filho. “Beautiful Boy” já começou a fazer barulho e tem grandes chances de aparecer nas principais categorias da cerimônia. O longa ainda não tem data de estreia no Brasil.

 

6- Boy Erased

Lucas Hedges (“Três Anúncios Para Um Crime“), Nocole Kidman (“Big Little Lies“), Joel Edgerton (“Operação Red Sparrow“) e Russell Crowe (“Dois Caras Legais”) estrelam o longa que é dirigido por Edgerton. O filme conta a história de Jared, um jovem que é enviado pelo seu pai para um programa de conversão de jovens gays. O filme tem chamado a atenção pelo tema e também por causa de Hedges, que tem dado as caras em filmes que passaram pelo Oscar, até mesmo recebendo uma indicação como Melhor Ator Coadjuvante por “Manchester à Beira Mar“. No Brasil, o longa tem estreia marcada para Janeiro de 2019.

 

7- Infiltados no Klan (“BlacKkKlansman”)

O filme, que levou o prêmio do júri em Cannes, vem para mais uma vez trazer uma crítica – que ainda se mostra atemporal – para a sociedade americana. Dirigido por Spike Lee – que finalmente caminha para ganhar sua primeira indicação como diretor -, o filme traz no elenco John David Washington, Adam Driver (“Star Wars: Os Últimos Jedi“) e tem recebido muitas avaliações positivas, fazendo um início de campanha muito bom para o Oscar. O filme estreia no dia 22 de novembro.

 

8- Backseat

Adam McKay foi um nome bastante citado na edição de 2016 do Oscar quando “A Grande Aposta” levou o prêmio de Melhor Filme e o de Roteiro Adaptado. Adam dirigiu esse filme e ainda ganhou uma indicação pela direção. Este ano, o diretor pretende repetir o feito e, quem sabe, levar mais algumas estatuetas. O filme, que tem estreia prevista somente para dezembro desse ano, vai focar na vida de Dick Cheney (Christian Bale), o vice presidente americano mais poderoso da história, e em como suas ações políticas mudaram o mundo. No elenco ainda teremos Amy Adams (“Objetos Cortantes”) Bill Pullman (“A Guerra dos Sexos”), Steve Carell (“A Guerra dos Sexos”) e Sam Rockwell (“Três Anúncios Para Um Crime”). O longa ainda não tem data de estreia para no Brasil.

 

9- Mary Queen of Scots

Saoirse Ronan (“Lady Bird: A Hora de Voar“) e Margot Robie (“Eu, Tonya“) são dois nomes que estão em ascensão com três e uma indicação ao Oscar, respectivamente. O longa vai focar no relacionamento difícil entre as duas rainhas, que passam de amigas para rivais quando o governo dos seus países entra em jogo. “Mary Queen of Scots” tem estreia prevista no Brasil para janeiro de 2019.

 

candidatos ao oscar 2019

10- Viúvas (“Widows”)

Steven McQueen está retornando ao radar do Oscar. Quatro anos após o excelente “Doze Anos de Escravidão” levar para casa três das nove indicações que recebeu em 2014, “Viúvas”, seu mais novo projeto, tem chamado atenção para o seu tema e elenco – até porque é um baita grupo reunido nesse longa. Viola Davis (“Fences“), Michelle Rodriguez (“Velozes e Furiosos 7“), Liam Neeson (“O Passageiro“), Elizabeth Debicki (“Guardiões da Galáxia Vol. 2“) e Jon Bernthal (“O Justiceiro“) integram o elenco do filme, que tem estreia prevista para novembro aqui no Brasil.

 


Gostou do texto? Gosta de escrever também? Seja um colaborador do PontoJão! Entre em contato conosco pelo Twitter, pelo grupo do Telegram ou mande um e-mail para contato@pontojao.com.br

The following two tabs change content below.

Jardas Costa

PontoCaster, fã da DC e da Marvel (não DC vs Marvel), apreciador de um bom kalzone e sempre esperançoso por toda obra que está por vir, porque todo bom filme é uma boa forma de se compartilhar a vida.