7 Wonders

Finalmente tive o grande prazer de testar o jogo de tabuleiro – que na realidade é jogado com cartas – mais premiado dos últimos anos, e eu devo dizer que ele é incrível. O jogo “7 Wonders” é  extremamente rápido e dinâmico, onde duas partidas iguais são praticamente impossíveis. É um jogo feito para ser jogado em grupos de três pessoas com até sete jogadores, porém possui uma regra especial para dois jogadores que infelizmente não pude ver.

37020037.jpg

Em “7 Wonders” você assume o papel do líder de uma das nações da antiguidade, e deve planejar seu desenvolvimento durante três eras, se munindo de estruturas de recursos, políticas, econômicas, científicas, militares, além das maravilhas únicas de cada nação. Como eu disse antes, o jogo funciona com em grupos de três pessoas que interagem entre si – ou seja, você joga comercializando e brigando diretamente na virada de cada era com os colegas que estão imediatamente ao seu lado. Enquanto isso, os demais jogadores acabam caindo no esquecimento, gerando algumas surpresas desagradáveis quando você nota que um deles baixou aquela carta que você tanto queria.

Ao final da terceira era o jogo encerra e é feita a contagem dos pontos acumulados durante o jogo, sendo definido o vencedor. Essa, porém, não é nem de longe a parte mais divertida do jogo. Ganhar e poder esfregar na cara dos seus amigos que você foi o maior líder do mundo antigo de fato é bem legal, mas o dinamismo do jogo em si, as estratégias montadas em cima da hora, que normalmente se perdem com o passar dos turnos, e as disputas de comércio e guerra na corrida pela vitória são muito mais interessantes.

content_jogo-7-wonders-montagem-3d.png

Foi também impossível não lembrar do antigo e muito amado Age of Empires, jogo que tomou horas e mais horas da minha infância, adolescência e dos meus dias atuais também. Apesar das únicas semelhanças serem a época e as nações do jogo, foi um toque a mais bem legal a um jogo incrível.

Wonders é um jogo que eu recomendo a todos, e que não acumula todos os prêmios que tem à toa. É possível jogar horas dele sem sequer notar, já que cada partida dura menos de meia hora e sempre deixa um gosto de “quero mais”. Quanto as expansões, no Brasil infelizmente ainda não temos nenhuma. Porém, aguardo ansiosamente pela tradução da primeira expansão do jogo que introduz ainda mais opções de jogo e novas estratégias. Em resumo devo dizer que 7 Wonders é, de fato, um jogo maravilhoso.

LEIA TAMBÉM:

Se procura um jogo de tabuleiro que fuja de tudo que você conhece temos Dungeon Fighter

Temos também o jogo de terror baseado nas histórias de Lovecraft, Eldritch Horror

Teve Cast de jogos de tabuleiro também no Papo de Taberna #03 – Coronel Mostarda com 3 filhos em Madagascar

The following two tabs change content below.
Do cult popular ao pop culto: PontoJão é o lugar para você ir além do senso-comum. Seu ponto além da curva.