Os 10 melhores vilões de filmes de HQ

Já vimos diversas adaptações de quadrinhos até hoje. Boas. Ruins. Excelentes. Péssimas. Pensando nisso, busquei na memória alguns exemplos que gostaria de destacar como as 10 melhores atuações no papel de vilão. É uma seleção pessoal com algumas particularidades que explicarei nas próximas linhas. Sei que muitos vão discordar e eu realmente espero por isso. Bom, sem mais introduções, vamos a lista:

10- Duende Verde/ Willem Dafoe

Sou fã confesso do Homem-Aranha e adoraria de coração ter a oportunidade de colocar o maior vilão dele no primeiro lugar mas, infelizmente, isso não foi possível. Homem-Aranha (2002) teve um bom resultado nos cinemas e continua até hoje sendo uma das melhores produções sobre o personagem. Um exemplo disso é a atuação de Willem Dafoe, seja como Norman Osborn ou Duende Verde. O diálogo dele com o espelho é sem dúvida o melhor exemplo disso. E essa cena é a prova do talento dele e também um justificativa para o papel. Pena que o figurino da armadura do Duende Verde ficou péssimo, limitando ao máximo sua interpretação do vilão. Seria muito melhor se pudéssemos ver suas expressões como Duende se ele usasse algo como uma máscara assim como é nos quadrinhos.

Melhores vilões

Melhores vilões
9- Dr. Octopus/Alfred Molina

Já disse antes, sou fã do cabeça de teia. Por esse motivo, não podia deixar de fora mais uma grande atuação de qualidade dos filmes do aracnídeo. É o caso do ator Alfred Molina em Homem-Aranha 2, que se encaixou com perfeição no papel do perigoso vilão com tentáculos mecânicos. Seu carisma ajudou muito na construção do personagem que vai ficando melhor ao decorrer do filme. É uma pena que seu personagem perdeu muito de sua força e da graça no confronto final com o Homem-Aranha. Se não fosse pela mania recorrente do Peter Parker interpretado por Tobey Maguire ficar tirando a máscara toda a hora ou ter sua identidade revelada, o filme teria sido melhor.

Melhores Vilões
8- Rei do Crime/ Michael Clarke Duncan

Eu sempre fui aberto a questões sobre como adaptar um personagem para o cinema quando este sofria alguma alteração. O importante é ver uma interpretação sem perder muito do original que está sendo adaptado. Nesse sentido, acredito que o  Rei do Crime interpretado pelo ator Michael Clark Duncan seja um exemplo disso. Já havia me impressionado com sua interpretação em A Espera de um milagre e em Demolidor ele só conseguiu comprovar porque foi a melhor escolha para o papel. Acho que um dos melhores vilões dos quadrinhos, para ser bem interpretado, precisa convencer pelo nível de perigo que é capaz de oferecer dentro da história.

Melhores vilões

7- Abominável /Tim Roth

O Abominável certamente é um vilão bem interessante. Presente no último filme solo do Hulk, ele mostrou que além de ser um homem capaz de ir até as últimas consequências para vencer um desafio. Também não se importou com os meios necessários para isso. Emil Blonsky (Tim Roth) mostra que muito antes de ser tornar o grande monstro e vilão do Hulk no filme ele já era alguém com moral e sanidade duvidosa, característica tipica dos melhores vilões. Só é uma pena que no filme existam tão poucas cenas dele como o monstro Abominável.

Melhores vilões

6- Obadiah Stane/ Jeff Bridges

O primeiro inimigo do Homem de Ferro dos cinemas não poderia ficar de fora. Mesmo sendo um personagem que assim como o Rei do Crime comanda as coisas pelos bastidores, ele tem muito mais tempo de tela além de uma atuação muito interessante dentro de um dos melhores filmes que adaptam personagens dos quadrinhos.

Resultado de imagem para obadiah stane

5- Coringa/ Jack Nicholson

O filme é do final dos anos 80, mas nem por isso caiu no esquecimento. Além da qualidade do roteiro e do visual, o primeiro filme do Batman é sempre lembrado pela inesquecível atuação de Jack Nicholson como Coringa.  Ele não só consegue dar vida ao palhaço do crime de forma talentosa como também se sai muito bem tanto em cenas de humor ou mais dramáticas. Não é a toa que muitos fãs ainda lembram dele.

Melhores vilões

4- Magneto/ Ian Mckellen

Normalmente, as primeiras posições de uma lista são as que mais causam discordâncias. Nesse caso, acredito que muitos podem discordam quanto a escolha de Ian Mckellen como Magneto no quarto lugar. Acredito que seu personagem nos dois primeiros filmes de X-Men realmente consegue se manter interessante sem problema. Surpreende tanto pela sua frieza como pelos seus diálogos em várias cenas, principalmente naquelas na qual está junto com o professor Xavier.

Melhores vilões

3- Magneto/ Michael Fassbender

Além de ser responsável por interpretar uma versão mais jovem do Magneto, Michael Fassbender tinha a missão de mostrar como o vilão foi construído. Ou seja, na minha opinião, foi um papel bem mais difícil e desafiador dando a oportunidade de mostrar o personagem em situações diferentes. É muito difícil escolher uma cena preferida. Então, escolho duas. Uma delas é o diálogo durante uma partida de xadrez com o também Professor Xavier (James McAvoy). E a outra é praticamente no final quando a maioria dos personagem está lutando próximo ao mar e misseis estão sendo apontados para os mutantes. Em ambas, ele simplesmente arrasa mostrando porque é um dos melhores vilões dos quadrinhos adaptados para o cinema até hoje.

Melhores vilões

2- Loki/Tom Hiddleston

É praticamente impossível fazer uma lista e não lembrar do grande vilão de Thor e Vingadores. Interpretado por Tom Hiddleston, ele consegue fazer com uma aparente facilidade um vilão que é construído de forma sutil e interessante em Thor. Curioso pensar que nesse mesmo filme ele está apenas comandando todos os desafios pelos quais o herói asgardiano tem que enfrentar e, mesmo assim, ele faz de uma forma envolvente e dramática parecendo até mesmo um personagem shakeasperiano como Iago em Othelo. Já em Vingadores, isso tudo evolui de uma forma muito natural e coerente.

Melhores Vilões

1- Coringa/Heath Ledger

Antes de começar esta lista, fiquei muito em dúvida sobre as primeiras posições, principalmente em relação às duas primeiras. No entanto, não consigo ficar indiferente ao fato de que a versão do Coringa interpretada por Heath Ledger é simplesmente maravilhosa e completa seja no modo de falar, andar ou pela forma como ele constrói seu personagem. Como o próprio diz em dado momento do filme, trata-se de um agente do caos que acredita que todos podem ser como ele se forem levados ao extremo de uma situação que testa limites de sanidade. Para quem já leu A Piada Mortal, fica clara a referência. Além de simplesmente tentar infectar a cidade de Gotham City, ele tenta revelar o lado escuro da alma de cada um. Fica a dica para ouvir o nosso PontoCast # 74 sobre Piada Mortal e ler este excelente artigo escrito pelo Erik Avilez sobre a carreira de Heath Ledger.

Melhores vilões

Pessoal, novidade – entre no nosso grupo secreto no Facebook para interagir com autores e outros leitores.

Marcus é redator no site Leituraverso e um dos hosts do podcast Leituracast.

The following two tabs change content below.
Host do Leituracast, redator do site Leituraverso e autor da coluna Vira a Página.